Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 2 de dezembro de 2023
Grêmio e Vasco fazem neste domingo (3), a partir das 18h30, na Arena, mais uma “final” dentro do Campeonato Brasileiro e cada time lutando por objetivos diferentes na tabela. O Tricolor gaúcho precisa vencer para deixar a quinta posição, com 62 pontos, e entrar no G4, zona de classificação direta à fase de grupos da Libertadores. Já o Cruz-Maltino, em 16° lugar, com 42 pontos, quer confirmar a permanência na elite do futebol nacional. O jogo é válido pela 37ª rodada do Brasileirão.
O técnico Renato Portaluppi tem apenas um desfalque confirmado até então. Carballo levou o terceiro cartão amarelo durante a vitória por 2 a 1 sobre o Goiás e não atuará contra o Vasco na penúltima rodada. Pepê voltou a jogar após lesão muscular e é o provável substituto.
A Arena do Grêmio estará lotada para presenciar a despedida de Luis Suárez com a camisa tricolor na casa gremista. O duelo contra o Vasco deve marcar a despedida do uruguaio, que deve deixar o clube ao fim da Série A. O público estimado é de 50 mil pessoas no estádio.
Na temporada, o Grêmio fez 31 partidas na Arena, com 22 vitórias, cinco empates e quatro derrotas (76,3% de aproveitamento). No Brasileirão, é o segundo melhor mandante, empatado com o Palmeiras. Já Suárez, na casa gremista, marcou 17 de seus 26 gols em 2023.
Rebaixamento
Pelo lado do Vasco, a palavra de ordem é vencer a qualquer custo. Isso porque, em caso de vitória, o Gigante da Colina permanece na elite se o Bahia perder para o América-MG, no Independência. Porém, atuando na Arena, os cariocas possuem péssimo retrospecto contra o Grêmio: sete derrotas em sete confrontos, de 2013 para cá.
O técnico Ramón Díaz deve promover duas mudanças na equipe. Maicon e Marlon Gomes voltam de suspensão pelo acúmulo de cartões e têm grandes chances de serem titulares – o meia disputa vaga com Payet, que foi titular na derrota por 4 a 2 para o Corinthians. Além disso, Medel, que vem apresentando alguns problemas musculares, não deve ser desfalque. Caso seja, Léo assume o seu posto na defesa.
Provável escalação
Grêmio: Caíque; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Pepê, Villasanti e Cristaldo; Everton Galdino, Suárez e Nathan Fernandes. Técnico: Renato Portaluppi.
Vasco: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Maicon, Medel (Léo) e Lucas Piton; Zé Gabriel, Jair e Paulinho; Gabriel Pec, Pablo Vegetti e Marlon Gomes (Payet). Técnico: Ramón Díaz.