O Grêmio perdeu por 2 a 1 para o Caxias no jogo de estreia do Campeonato Gaúcho 2024. A equipe da Serra venceu de virada, na tarde deste sábado, no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Os gols foram marcados por Gustavo Martins para o Tricolor e Tomas Bastos e Álvaro pelos donos da casa.
Com a vitória, o Caxias soma os primeiros três pontos e larga na frente no campeonato. Já o Grêmio conhece a primeira derrota e vai em busca da recuperação na próxima quarta-feira, quando enfrenta o São José.
A equipe do técnico Renato Portaluppi saiu na frente no começo do primeiro tempo, com Gustavo Martins, de cabeça. No segundo tempo, os donos da casa foram para cima e chegaram ao empate com Tomas Bastos e depois à virada com Álvaro, que aproveitou uma falha do zagueiro Rodrigo Ely.
Entre os três reforços contratados pelo Tricolor, apenas o goleiro Marchesín não fez sua estreia. Soteldo iniciou como titular e foi o responsável pelas principais jogadas ofensivas, enquanto Dodi entrou durante o segundo tempo.
O jogo
O Grêmio apostou na bola aérea para abrir o placar no Centenário. Logo aos seis minutos da etapa inicial, Gustavo Martins, que já havia assustado no lance anterior, aproveitou cruzamento de Reinaldo e cabeceou no canto do goleiro.
O Caxias voltou mais ligado do intervalo e buscou o empate aos 15 minutos. Vitor Feijão chutou, a bola explodiu na trave e sobrou para Tomas Bastos completar de cabeça. Aos 31, veio a virada dos donos da casa, aproveitando uma confusão na área gremista. Caíque cobra mal o tiro de meta, a bola fica com Rodrigo Ely que deixa a bola com Álvaro. O centroavante entra na grande área e chuta na saída do goleiro gremista para virar o jogo.
Na tentativa de reverter o marcador, o Tricolor ameaçou com Reinaldo, que invadiu a área e chutou, mas a bola acabou indo para fora. Soteldo também tentou pelo lado, cruzou, mas Alisson bloqueou e impediu a sequência do lance. Já na risca da grande área, o venezuelano teve outra oportunidade em cobrança de falta, mas mandou em cima da barreira.
Nos minutos finais, o Grêmio jogou com um a mais depois que o lateral-direito Matheus Rocha fez falta em Soteldo e recebeu o segundo amarelo. Na pressão. Nathan Fernandes e Reinaldo pararam no goleiro Fabian Volpi, mas o goleiro da equipe da serra operou grande defesa. No rebote, Reinaldo ainda finalizou forte, mas a bola saiu à esquerda da meta.
Com o resultado, os gremistas não pontuam na rodada e voltam suas atenções para o jogo diante do São José, na próxima quarta-feira, às 21h30, na Arena.
Ficha técnica
Grêmio: Caíque; João Pedro (Fabio), Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Besozzi) e Cristaldo (Nathan); Galdino (Nathan Fernandes), João Pedro Galvão (Dodi) e Soteldo. Técnico: Renato Portaluppi
Caxias: Fabian Volpi; Matheus Rocha, Alisson, Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba (Pedro Cuiabá), Elyeser (Emerson Martins) e Tomas Bastos; Robinho (Galvan), Álvaro e Vitor Feijão (Gabriel Silva). Técnico: Gerson Gusmão
Arbitragem: Rafael Klein, auxiliado por Tiago Augusto Kappes e André Bitencourt.
Cartões amarelos: Tomas Bastos, Elyeser, Barba, Matheus Rocha (C); Galdino, Villasanti (G)
Cartões vermelhos: Matheus Rocha (C)