Sexta-feira, 03 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de abril de 2024
Com o resultado, o Grêmio soma 12 pontos no Campeonato
Foto: Gustavo Testa/GrêmioAs Gurias Gremistas conquistaram uma nova vitória no Campeonato Brasileiro Feminino, na manhã deste sábado (27), no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Os gols foram anotados por Ludmila, Cássia (2), Luana Spindler, Caty e Manu Balbinot.
O jogo
Desde os primeiros momentos da partida, a equipe gremista comandada pela técnica Thaissan Passos demonstrou competitividade para ir em busca da vitória. As Gurias foram gradativamente tomando conta do meio-campo e passaram a concatenar as jogadas para levar perigo ao Avaí/Kindermann.
A primeira chegada mais perigosa foi do Tricolor, logo aos oito minutos do primeiro tempo. Em um rápido contra-ataque, Raquel Fernandes fez o lançamento no comando para Cássia. Na linha defensiva adversária, ela tomou a frente na jogada e a goleira do Avaí abandonou a área para tentar afastar a bola.
Cassia chegou primeiro para dar um toque e driblar a goleira em velocidade. De fora da área, já pelo lado esquerdo, tentou o chute rasteiro de canhota para o gol aberto. A última defensora do Avaí conseguiu correr para tirar a bola em cima da linha.
Seguindo na pressão, o Grêmio teve uma nova oportunidade aos 10 minutos. Após a cobrança de escanteio, a zaga afastou parcialmente para a entrada da área. Ludmila dominou erguendo a bola e, de costas para a meta, engatilhou a bicicleta para pegar firme, mas a bola acabou indo no centro do gol, facilitando a defesa.
Aos 12 minutos, pelo lado direito, Caty deu um passe a frente para Dani Barão. Em velocidade, ela colocou na frente para chegar ao fundo dentro da área. Logo cruzou para o centro. Raquel Fernandes desviou de primeira e a bola foi exatamente onde estava Ludmila. Também de bate pronto ela chapou firme a bola, tirando completamente a ação da goleira adversária para abrir o placar.
As Gurias Gremistas foram agressivas novamente, aos 19 minutos. Ludmila escapou pela lateral esquerda após grande tabelamento com Raquel Fernandes. Antes de chegar na linha de fundo, deu o passe para Cassia, já infiltrada na área. Ela adiantou a bola com um toque e arrematou de esquerda. A arqueira adversária conseguiu encurtar a distância e defender quase no susto a bomba da avante gremista.
A nova investida aconteceu com a inversão dos papéis, aos 28 minutos. Ludmila recebeu o passe para virar rápido o corpo e dar grande assistência para Raquel Fernandes, na linha defensiva.
Ela ganhou na velocidade da zagueira e arriscou um forte chute de canhota já dentro da área, mas a goleira conseguiu espalmar. Três minutos depois, usando o mesmo artifício, Caty lançou para Cassia. Ela ganhou da defensora para invadir a área, mas acabou adiantando muito a bola. Assim, deu tempo para a goleira fechar o ângulo e o chute não ter a direção do gol.
Aos 34 minutos, Dayana Rodriguez recebeu o passe de Rafa Levis no círculo central, levantou a cabeça e deu o lançamento por elevação no comando de ataque. Cassia aproveitou a indecisão das zagueiras para dominar, invadir a área e bater firme, cruzado, mandando no canto direito do gol.
Depois disso, naturalmente o Grêmio diminuiu o ímpeto e o Avaí passou a arriscar algumas chegadas em bolas alçadas na área das Gurias Gremistas, mas a zaga esteve bem postada e segura para bloquear as oportunidades.
Na única escapada, o Avaí conseguiu o pênalti após a atacante ser derrubada na área. Na cobrança, aos 45 minutos, Raquelzinha partiu para bater cruzado de perna direita. A goleira Lorena foi no canto certo, mas a bola acabou passando para fora! Grande desperdício das visitantes.
O Grêmio voltou para a etapa final com Luana Spindler no ataque, no lugar de Ludmila. Logo aos cinco minutos do segundo tempo, Rafa Levis fez a cobrança de falta na marca do pênalti. Mónica Ramos entrou em velocidade para desviar de cabeça, mas a bola passou por cima do gol. Aos 10 minutos, Cassia escapou pelo lado esquerdo para ganhar da marcadora e rolar a bola para trás. Luana Spindler ganhou no pé de ferro na área e concluiu de perna direita, para defesa da arqueira do Avaí.
No minuto seguinte, após a cobrança do escanteio no lado esquerdo, a goleira espalmou para a entrada da área e Luana Spindler pegou o rebote. Com a goleira caída, a última defensora salvou o gol em cima da linha, de cabeça. Aos 12 minutos, em outro escanteio, desta vez pelo lado direito, a bola retrucou e tomou altura dentro da área. Mónica Ramos veio para testar firme a bola, mas ela foi reta no travessão e não entrou.
Na sequência, Manu Balbinot entrou no jogo, no lugar de Rafa Levis. Em mais uma jogada de transição rápida, Caty deu no fundo do campo pela extrema direita para Dani Barão, aos 16 minutos. De primeira, ela fez o cruzamento rasante rápido. Luana Spindler se adiantou à zagueira para bater de primeira, mandando entre a arqueira e a trave e ampliando o placar.
Aos 21 minutos, Luana Spindler ligou Raquel Fernandes na extrema esquerda, em um rápido contra-ataque. Ela dominou e serviu para Cassia invadindo a área livre de marcação. Sem ser fominha, deu na risca da pequena área para Caty, livre, somente desviar da goleira e afundar o gol catarinense.
Em nova parada, deixaram o gramado Caty e Raquel Fernandes, para as entradas de Shashá e Bia Santos, respectivamente.
Luana Spindler pegou uma bola disputada no meio, aos 29 minutos, e fez a abertura para Shashá. Ela deu o drible da vaca na marcadora e escapou pela extrema direita em velocidade. Logo botou à frente da zagueira e foi tocada dentro da área. Pênalti marcado. Manu Balbinot foi para a cobrança e chutou firme e rasteiro, mandando no canto direito, sem chances de defesa.
Sem parar de atacar, e com as entradas das atletas que vieram do banco para renovar o gás, o Grêmio seguiu marcando. Aos 33 minutos, Cássia tentou duas vezes para marcar um golaço. A primeira tentativa foi em chute de direita, mas a bola explodiu na defesa, voltando para ela dentro da área. No quique da bola, girou o corpo para soltar a bomba de canhota e mandar no ângulo cruzado.
Por fim, Cássia, autora de dois gols na partida, foi substituída por Dani Ortolan. As Gurias Gremistas seguiram valorizando a posse de bola, sem sofrer ameaças das adversárias até o apito final.
A partida foi a abertura na sétima rodada do Brasileirão Feminino e, com a goleada, as Gurias Gremistas assumiram a terceira posição na tabela, com 12 pontos somados e um saldo de seis gols.
O próximo compromisso Tricolor será na quarta feira (1º), contra a Ferroviária, na Fonte Luminosa em Araraquara (SP), às 16h.