Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 25 de junho de 2023
Cristaldo, Villasanti, Bitello, Suárez e André Henrique marcaram os gols do clube gaúcho
Foto: Lucas Uebel/GrêmioDiante de 37 mil torcedores na Arena, o Grêmio venceu o Coritiba por 5 a 1 na tarde desse domingo (25), em jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A goleada fez o Tricolor gaúcho pular do quarto para o segundo lugar, com 20 pontos – sete atrás do Botafogo, líder isolado. O próximo duelo da equipe na competição é contra o Bahia, fora de casa, no sábado (1º).
A equipe sob o comando de Renato Portaluppi saiu na frente com Cristaldo mas os paranaenses igualaram o placar com Alef Manga. Coube a Villasanti colocar os anfitriões novamente em vantagem, ao passo que Bitello, Suárez e André Henrique ampliaram.
Primeiro tempo
Antes do primeiro minuto, após um erro de Villasanti, Alef Manga, do Coritiba, serviu para Natanael pela direita, mas o chute acabou à esquerda da meta.
Aos 3, Suárez recebeu na esquerda, deu uma “caneta” em Kuscevic e foi parado com falta. Na cobrança, Cristaldo cobrou e Carballo cabeceou por cima.
Com 10 minutos, Reinaldo cruzou para Bitello, que ajeitou para Vina e o chute foi em direção ao gol. Goleiro Gabriel fez boa defesa. Aos 15, Villasanti rouba a bola, toca para Bitello e lança para Suárez.
Ele sairia livre mas foi marcado o impedimento. Aos 18, Gabriel Grando duas vezes. Bruno Gomes acionou Natanel livre na área. Ele bateu forte para a defesa do goleiro. No rebote, mandou de cabeça e Grando fez uma ótima defesa.
Aos 24, cruzamento na cabeça de Uvini, que mandou no travessão. Na sobra, Vina bateu por cima do gol. Aos 29, João Pedro foi à linha de fundo, cruzou e a bola passou por todo mundo até chegar em Reinaldo. Ele bateu e a bola pegou não mão do jogador do Coritiba. Após revisão do árbitro de vídeo foi marcado o pênalti.
Aos 33, Cristaldo abriu o escore em cobrança de pênalti: bola para um lado, goleiro para o outro. Os visititantes chegaram ao empate sete minutos depos, com Alef Manga recebendo de Moreno para bater com força, deslocando o goleiro tricolor. Aos 43, Suárez recebeu livre na grande área, chutou e o goleiro fez a defesa. No rebote, Vina bateu por cima do gol.
Etapa complementar
O Grêmio passou novamente à frente com apenas 2 minutos. Vina encontrou Suárez na área e o uruguaio cruzou a bola na cabeça do paraguaio, que tocou para o fundo da rede para fazer 2 a 1.
A goleada começou a se desenhar aos 8 minutos. Em cobrança curta de escanteio, João Pedro recebeu e deixa com o camisa 39. Bitello bateu com categoria, de longe, marcando o treceiro gol para os donos da casa. Aos 10, Suárez recebeu na direita, cortou para a canhota e bateu por cima.
Suárez mostrou mais uma vez o seu poder de decisão, com um gol aos 20 minutos: Reinaldo cobrou falta rápida para o uruguaio, que recebeu na área e bateu firme, no canto. Ele permaneceu em campo até os 26, quando pediu para ser substituído.
Aos 31 minutos, Alef Manga acionou o camisa 9, que girou em cima de Bruno Alves e acertou o poste. Aos 35, Bitello cobrou a falta, Uvini escorou para Kannemann que cabeceou na pequena área e o goleiro do Coritiba fez uma grande defesa.
Em contra-ataque do Grêmio aos 38 minutos, Nathan acionou André, que tentou o toque de volta, mas a bola passou por todo mundo e “morreu” no fundo da rede. Grêmio 5 a 1. Aos 47, cartão vermelho para Bruno Gomes, após revisão de lance.
Ficha técnica
– Grêmio: Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Uvini, Kannemann, Reinaldo (Cuiabano); Villasanti, Carballo, Bitello, Cristaldo (Nathan), Vina (Bruno Alves); Luis Suárez (André). Técnico: Renato Portaluppi.
– Coritiba: Gabriel; Jean Pedroso, Kuscevic, Bruno Viana; Natanael, Andrey (Matheus Bianqui), Bruno Gomes, Marcelino Moreno (Boschilia), Jamerson; Alef Manga, Zé Roberto (Rodrigo Pinho). Técnico: Antônio Carlos Zago.
– Arbitragem: Joao Vitor Gobi. Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Luanderson Lima dos Santos.