Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 9 de agosto de 2022
Grêmio está a 17 jogos sem perder na competição.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPANa noite desta terça-feira (9), o Grêmio venceu o Operário por 5 a 1, na Arena, na abertura da 23ª rodada da série B do Campeonato Brasileiro. Invicto há 17 jogos, o Tricolor subiu para a vice-liderança na tabela de classificação. Além disso, a vantagem sobre o Londrina, primeiro time fora do G4, agora é de 10 pontos. O próximo desafio será no sábado (13), contra o CRB, em Maceió (AL).
Campaz, Diego Souza, Biel e Elkeson (duas vezes), marcaram os gols dos donos da casa, enquanto Kalil descontou para a equipe paranaense.
Jogo
Os 5 minutos iniciais foram caracterizados por um Grêmio tocando a bola no ataque e tentando se infiltrar na área adversária, mas a marcação da equipe adversária, dificultava as ações gremistas.
Jogando no contra-ataque, o Operário fez a defesa dos comandados de Roger Machado trabalhar, aos 6 minutos. Felipe Garcia avançou para dentro da grande área e tentou o chute cruzado. A bola foi para fora. O time adversário seguiu tentando pressionar. Aos 15 minutos Paulo Victor, também chutou cruzado, de fora da área, e a finalização passou à direita de Brenno.
Eram 22 minutos, quando o Tricolor tentou abrir o placar, após dois cruzamentos, um de Villasanti, outro de Nicolas. Nas duas oportunidades, a defesa conseguiu cortar. Quatro minutos depois, foi a vez de Rodrigo Ferreira cruzar rasteiro, na linha de fundo, encontrando Guilherme, que marcou. Porém o lateral estava adiantando, fazendo o assistente assinalar impedimento.
Com 40 minutos jogados, foi a vez de Campaz buscar o gol. O camisa 7 finalizou pela esquerda, fazendo Vanderlei defender e mandar a bola para escanteio.
A melhor chance gremista chegou aos 43 minutos. Lucas Leiva acionou Guilherme na grande área, o atacante bateu, mas o arqueiro paranaense defendeu. Na sobra, Biel tentou o chute direto, mas a bola saiu por cima do gol. Toda a insistência Tricolor deu resultado e, dois minutos depois, Campaz não desperdiçou e, no rebote, mandou a bola para o fundo das redes. Bateu firme e não deu chance alguma para Vanderlei.
A segunda etapa iniciou sem modificações na equipe do Grêmio. A postura seguiu a mesma, como nos minutos finais, do primeiro tempo. O Tricolor pressionava a defesa adversária e buscava a finalização, para ampliar o marcador.
Não demorou muito para o segundo gol sair. Com oito minutos, Villasanti tocou de cabeça, na marca do pênalti, fazendo Diego Souza dominar e empurrar para as redes. Por um instante, a arbitragem marcou impedimento, mas, com o auxílio do VAR, o gol foi confirmado. Três minutos depois, o Operário conseguiu descontar, com Kalil de cabeça, após cruzamento.
Com 18 minutos jogados, Diego Souza pifou o atacante, que ficou cara a cara com Vanderlei e apenas tocou para o gol.
O ponteiro marcava 40 minutos, quando Thaciano entrou na vaga de Biel. A partida estava chegando ao fim, mas ainda dava tempo para mais. Aos 44 minutos, Elkeson deixou sua marca, de cabeça, após cruzamento de Bitello. No minuto final, o centroavante empurrou a bola para as redes, mais uma vez, fechando o placar.
Ficha técnica
– Grêmio: Brenno, Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves, Nicolas, Villasanti, Lucas Leiva (Bitello), Gabriel Teixeira (Thaciano), Campaz (Gabriel Silva), Guilherme (Janderson) e Diego Souza (Elkeson). Técnico: Roger Machado.
– Operário: Vanderlei, Arnaldo, Thales, Reniê, Fabiano, Ricardinho (Fernando Netto), Rafael Chorão (Michel), Tomas Bastos (Leandrinho), Paulo Victor, Getterson (Kalil) e Felipe Garcia (Jean Carlo). Técnico: Matheus Costa.
– Arbitragem: Bruno Arleu de Araujo (RJ), auxiliado por Thiago Henrique Neto Correa Farinha (DF) e Thiago Rosa de Oliveira (DF). VAR (árbitro de vídeo): Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG).