Quarta-feira, 01 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de agosto de 2023
Em jogo disputado fora de casa na tarde deste domingo (20) pelo Campeonato Brasilero, o Grêmio perdeu de virada para o Santos por 2 a 1. O placar combinado a outros resultados da 20ª rodada fez com que o Tricolor estagnasse em 33 pontos, caindo da quarta para a quinta posição na tabela. O próximo adversário na competição é o Cruzeiro, na Arena, domingo que vem.
Cristaldo colocou o time gaúcho na frente com apenas 1 minuto de bola rolando. Marcos Leonardo empatou aos 17 minutos e Julio Furch garantiu a vitória para os anfitriões aos 44 do segundo tempo. O Santos está em 17º lugar na tabela (21 pontos), dentro da zona de rebaixamento.
A partida também foi marcada por quatro cartões amarelos para os donos da casa e dois para os visitantes (Fabio, Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Bruno Alves), além de uma expulsão para cada lado – no Grêmio, a punição foi apliacada ao técnico Renato Gaúcho, por excesso de reclamações.
Primeiro tempo
Os dois clubes fizeram um primeiro tempo sonolento. Com quase 60% de posse de bola, os donos da casa foram mais presentes no ataque, mas estiveram longe de marcar. Por outro lado, o Grêmio assustou em lances pontuais.
A equipe paulista começou atacando. Aos 7 minutos, Lucas Braga recebeu de Lucas Lima, avançou para dentro da área e tocou rasteiro para Marcos Leonardo. A defesa do Grêmio conseguiu afastar antes da finalização do atacante santista.
Um minuto depois, foi a vez do Grêmio avançar para o ataque. Carballo recebeu no meio e tentou o passe para Ferreirinha dentro da área. A defesa do Santos se antecipou e fez o corte.
Aos 10 minutos, Mendoza recebeu de Jean Lucas e abriu espaço para a finalização. O chute foi por cima da goleira, sem perigo para o Grêmio.
Aos 18, Bitello foi até a linha de fundo e rolou para Cristaldo na entrada da área. O meia tentou a finalização, mas a bola explodiu na defesa do Santos.
Aos 24, Lucas Lima cobrou escanteio, Joaquim desviou, e Marcos Leonardo cabeceou para fora. Um minuto depois, Marcos Leonardo recebeu de Lucas Lima dentro da área, fez o giro e bateu na marcação de Bruno Alves, ganhando escanteio. Lucas Lima cobrou na entrada da área para Mendoza, que dominou e arriscou o chute. A bola passou perto da goleira gremista.
Aos 32, o Tricolor fez uma boa trama até a bola chegar em Bitello dentro da área. O meia-atacante recebeu livre de marcação e rolou para o meio da área. A defesa do Santos afastou.
Um minuto depois, Fábio disparou pela direita, foi até a linha de fundo e cruzou. João Pedro Galvão cabeceou firme e quase abriu o placar para o Grêmio.
Aos 33, Lucas Lima se livrou da marcação de Bruno Alves e achou Marcos Leonardo dentro da área. O centroavante tentou o chute, a bola desviou na defesa e saiu para escanteio.
Aos 44, Reinaldo inverteu o jogo para Fábio na direita. O lateral fez o cruzamento, e a bola sobrou novamente para Reinaldo, que bateu de primeira da entrada da área, assustando João Paulo.
Aos 48, Marcos Leonardo recebeu na entrada da área, livre de marcação, dominou e tentou o passe para o meio da área. O centroavante perdeu boa oportunidade de finalizar para o gol.
Etapa complementar
Com um minuto de jogo na etapa final, o Grêmio abriu o placar. Após bate e rebate na área do Santos, a bola sobrou para Cristaldo. O meia bateu forte e marcou o primeiro gol da partida.
Um minuto depois, Carballo encontrou Bitello na entrada área, mas o meia acabou desarmado na hora da finalização. O Grêmio seguiu pressionando. Aos 6 minutos, Pepê tabelou com Bitello e tocou para Ferreira na entrada da área. O camisa 10 ajeitou a bola e bateu colocado. João Paulo fez grande defesa.
Aos 9, Joaquim recebeu de João Basso dentro da área, mas chutou fraco para a defesa de Gabriel Grando, perdendo a chance de empatar o jogo.
Aos 17, Marcos Leonardo igualou o placar, quando Soteldo disparou com liberdade no meio de campo e rolou para ele, que bateu cruzado para o fundo das redes.
Aos 35, Mendoza recebeu no bico da área e arriscou o chute. A bola desviou na cabeça de Reinaldo e saiu pela linha lateral. O atacante do Santos alegou toque de mão e ficou pedindo pênalti.
Aos 40, Ferreira carregou a bola no meio e rolou para Galdino na entrada da área. O atacante arriscou o chute, e João Paulo fez a defesa.
Aos 44, o Santos virou o placar. Mendoza rolou para Soteldo, o atacante dominou dentro da área gremista e tocou para Julio Furch marcar.
Aos 46, Reinaldo foi expulso e deixou o Tricolor com um a menos em campo. O lateral recebeu o segundo cartão amarelo após falta em Dodi. Em seguida, o técnico Renato Gaúcho também foi expulso por reclamação. O Grêmio tentou pressionar nos minutos finais em busca do empate, mas não adiantou.
Ficha técnica
– Santos: João Paulo; Joaquim (Rincón), João Basso e Alex Nascimento; Lucas Braga (Dodi), Rodrigo Fernández (Nonato), Jean Lucas, Lucas Lima (Soteldo) e Dodô; Mendoza e Marcos Leonardo. Técnico: Diego Aguirre
– Grêmio: Gabriel Grando; Fábio (João Pedro), Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Pepê (Ronald), Caraballo (Gustavo Martins) e Cristaldo (Everton Galdino); Bitello, João Pedro (André) e Ferreira. Técnico: Renato Portaluppi.
– Arbitragem: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG), assistido por Luanderson Lima dos Santos (BA) e Celso Luiz da Silva (MG). No VAR, Emerson de Almeida Ferreira (MG).