Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de setembro de 2022
Com o resultado, o Tricolor permanece na segunda posição, com 53 pontos e sete de vantagem para o quinto colocado
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPAJogando em São Luiz do Maranhão na noite desta sexta-feira (30), o Grêmio perdeu de 2 a 1 para o Sampaio Corrêa em duelo válido pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado manteve o Tricolor gaúcho na vice-liderança, com 53 pontos, mas atrasa os seus planos de assegurar antecipadamente o retorno à Primeira Divisão.
Os gols foram marcados por Rafael Vila aos 14 minutos e Poveda aos 11 do segundo tempo, colocando os anfitriões em vantagem de 2 a 0. Coube ao atacante Elkeson descontar para a equipe gaúcha, aos 36 minutos da etapa complementar.
Até o fim do torneio, no dia 6 de novembro, a equipe sob o comando do técnico Renato Portaluppi tem mais seis partidas. A próxima está marcada para as 19h de terça-feira (4), em casa, contra o CSA de Alagoas. Depois enfrentará Londrina (no Paraná), Bahia (Arena), Náutico (em Pernambuco), Tombense (em Minas Gerais) e, por fim, o Brusque -SC (Arena).
Primeiro tempo
O Grêmio entrou em campo no estádio Castelão com uma formação alternativa, sem seis titulares. O objetivo era preservar atletas para os próximos confrontos.
Na primeira oportunidade adversária, após erro defensivo, o Sampaio Corrêa conseguiu levar vantagem e abrir o placar com Rafael Villa, que recebeu livre na meia direita, avançou em velocidade e chutou forte, sem chances de defesa de Brenno, com 14 minutos jogados.
Mas os gremistas igualaram a contagem por alguns instantes. Após cobrança de escanteio na marca penal, Elkeson subiu mais que a defesa e mandou de cabeça, no canto esquerdo da meta defendida por Luiz Daniel, mas após análise de VAR, a arbitragem anulou por conta de a bola ter batido no braço do centroavante.
A partir da metade do primeiro tempo, o jogo passou a ficar mais equilibrado, com ambas as equipes brigando no meio-campo e buscando seus campos de ataque. Passados 37 minutos, o Tricolor teve uma falta a seu favor, da intermediária, pela meia esquerda: Bitello ergueu no segundo poste, Kannemann desviou de cabeça e Luiz Daniel fez grande defesa. No lance, a bola bateu na mão do adversário, mas nada foi assinalado.
Segundo tempo
A etapa complementar iniciou no mesmo ritmo. O Grêmio tramou boa jogada com Biel, aos 3 minutos, que buscou espaço e tentou lançar Guilherme dentro da área, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Com 11 minutos de jogo, o Sampaio Corrêa ampliou o marcador com Gabriel Poveda, que recebeu o passe, invadiu a área e finalizou forte. A bola bateu na trave antes de morrer no fundo das redes.
O técnico Renato Portaluppi providenciou duas mudanças aos 17’: Thaciano e Jhonata Robert entraram nos lugares de Guilherme e Lucas Silva.
Em uma de suas primeiras participações na partida, Thaciano foi o autor de uma das primeiras chances claras do Tricolor. Nicolas colocou na área e Luiz Daniel afastou. Na sobra, o meia finalizou, mas em cima do goleiro.
Aos 22’, Leo Gomes retornou aos gramados oficiais e substituiu Rodrigo Ferreira, na lateral direita. Jhonata Robert acabou sofrendo uma lesão durante o jogo e foi substituído por Pedro Lucas, na metade da etapa complementar.
Aos 38 minutos, o Grêmio descontou com Elkeson, que recebeu dentro da área e chutou cruzado. A bola bateu na trave e entrou.
Na reta final da partida, os donos da casa chegavam pela esquerda com Ygor Catatau, que finalizou. Brenno defendeu e no rebote o adversário tentou novamente o chute, mas Kannemann salvou, mandando pela linha de fundo.
Ficha técnica
– Sampaio Corrêa: Luiz Daniel, Mateusinho (Maurício), Joécio, Allan Godoi, Pará (Lucas Hipólito), André Luiz, Ferreira (Eloir), Rafael Vila (Lucas Araújo), Catatau, Pimentinha e Poveda (Rafael Costa). Técnico: Léo Condé.
– Grêmio: Brenno, Rodrigo Ferreira (Leonardo Gomes), Natã, Kannemann, Nicolas, Thiago Santos, Lucas Silva (Thaciano), Biel, Bitello, Guilherme (Jhonata Robert/Pedro Lucas) e Elkeson. Técnico: Renato Portaluppi.
– Arbitragem: Rafael Traci, auxiliado por Kleber Lucio Gil e Henrique Neu Ribeiro (todos de Santa Catarina). No VAR, Igor Junio Benevenuto (Minas Gerais).