As Gurias Gremistas são as campeãs do edição de 2024 da Brasil Ladies Cup, em São Paulo. Na tarde desse domingo (22), na decisão disputada no Estádio Canindé, o Grêmio empatou em um gol no tempo normal com o Bahia, com gol de Maria Dias. Nas cobranças de penalidades, vitória gremista por 2 a 1, com três defesas da arqueira Vivi Holzel, para garantir a taça.
As duas equipes entraram no gramado do Canindé com faixas de “Não ao racismo”. Em manifesto, a lateral-direita gremista Dani Barão afirmou que “Nós, do Grêmio, um clube de todos, ergueremos a nossa voz, e combateremos o racismo sempre, dentro e fora das quatro linhas”.
A zagueira Aila Santana, do Bahia, também leu um pronunciamento sobre o assunto. Ambos os times ficaram de punhos cerrados e erguidos antes de a bola rolar, como posição simbólica de combate à discriminação racial.
As Gurias Gremistas vestiram o terceiro uniforme, inspirado no lateral-direito Everaldo, jogador negro e primeiro atleta do clube a ser campeão do mundo com a Seleção Brasileira, em 1970. As camisetas tinham o patch do Clube de Todos, projeto voltado à luta contra a intolerância e à discriminação.
O time feminino teve uma campanha invicta na competição, com duas vitórias e dois empates. O Grêmio é o único Clube a ter os títulos da Ladies Cup no principal e também no Sub-20, conquistado em 2023.
Além da taça, clube fica com o prêmio de R$ 50 mil. São Paulo (2021), Flamengo (2022) e Inter (2023) venceram as outras edições do campeonato.