Jogando em casa na noite desta quarta-feira (14), o Grêmio venceu o Botafogo por 2 a 1, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com esse resultado, o time gaúcho chegou a 20 pontos, subindo da 14ª para a 11ª posição na tabela, ao passo que os visitantes estão em 15º lugar, com 18 pontos. Os gols do Tricolor foram marcados pelos atacantes Diego Souza e Pepê (2).
Com o retorno do zagueiro Geromel, recuperado de infecção por coronavírus e de Matheus Henrique, que cumpriu suspensão na última partida, o técnico Renato Portaluppi contou com quase todo o grupo a disposição.
O próximo desafio da equipe no torneio é contra o São Paulo, às 21h de sábado, no estádio Morumbi. O adversário é o quarto colocado, com 26 pontos, atrás de Atlético-MG, Inter e Flamengo.
Primeiro tempo
O jogo começou equilibrado e bem disputado, mas uma das primeiras oportunidades de gol saiu do lado carioca, quando após um cruzamento na área, Caio Alexandre arrematou próximo a meia-lua, mandando à direita do gol.
Aos 4 minutos, o Grêmio fez uma grande jogada e levou perigo a meta adversária. Matheus acionou Victor Ferraz à direita, na linha de fundo. O lateral fez o cruzamento no segundo poste, Diego Souza subiu, mas a zaga desviou e afastou o perigo. Ainda no ataque, agora em cobrança de escanteio, Robinho colocou na área, a bola passou por todo mundo e chegou aos pés de Alisson, que finalizou, mas bateu fraco, para a defesa de Cavalieri.
O Tricolor chegou novamente próximo aos 10’, quando Alisson fez boa jogada individual, passou pela marcação e tentou a finalização por cobertura, mas pegou mal e a bola saiu. Outra chance saiu dos pés de Victor Ferraz, que fez um cruzamento buscando Diogo Barbosa, mas o lateral subiu junto com Kevin e a bola se perdeu pela linha de fundo.
Passados 25’, o Botafogo chegou com Guilherme Santos, que deu um passe para Rentería, finalizar de fora da área e mandar pra fora.
O Grêmio conseguiu abrir o placar na Arena aos 33 minutos, quando Robinho, pela direita, fez um cruzamento no meio da área. Alisson escorou para Diego Souza mandar para o fundo do gol, colocando o Tricolor na frente.
Quase que o Tricolor ampliou minutos depois – Diego Souza cruzou da esquerda, a bola desviou na zaga e Alisson tentou concluir, mesmo sem ângulo. A bola bateu na rede, pelo lado de fora.
O Botafogo conseguiu empatar a partida aos 40 minutos, após uma cobrança de falta. A bola foi colocada no segundo poste, Pedro e Victor Ferraz dividiram e ela sobrou para Matheus Babi, que mandou para o fundo das redes.
Segundo tempo
O Grêmio voltou igual para o segundo tempo e logo foi efetivo, em sua primeira chegada ao ataque. Depois de uma bola bem trabalhada, Diego deu assistência de costas para o gol para o camisa 25 soltar uma bomba e estufar as redes, colocando o Tricolor novamente a frente no marcador, aos 2 minutos.
Após uma dividida com Guilherme Santos, Diego Souza acabou expulso da partida, por deixar o pé depois do lance no adversário. Diante do cenário, o técnico Renato fez sua primeira alteração, tirando Robinho e colocando Isaque, aos 10’.
Os cariocas tentaram buscar o placar e chegaram com uma jogada de Rhuan pela esquerda, que cruzou na área. A bola sobrou para Pedro Raul, que tentou de bicicleta, mas a bola foi para fora. Em seguida, foi a vez de Matheus Babi finalizar quase sem ângulo, mas Vanderlei fez a defesa.
Com 20 minutos jogados, o Grêmio conseguiu chegar ao seu terceiro gol. Depois de uma jogada rápida, Victor Ferraz acionou Pepê invadindo a pequena área, que recebeu e mandou para o fundo do gol, entre as pernas de Diego Cavalieri, assinalando mais um na partida.
O Botafogo ameaçou e buscou encostar no marcador. Em uma nova oportunidade, Matheus Babi recebeu e rolou para Kalou, que mandou por cima do gol de Vanderlei.
Passados 40 minutos, o Tricolor ainda tentou com Pepê, que saiu no contra-ataque, mas acabou parado com falta de Kanu.
Ficha técnica
Grêmio: Vanderlei, Geromel, Rodrigues, D. Barbosa, Maicon (Lucas Silva), Robinho (Isaque), M. Henrique, V. Ferraz, Alisson, Pepê (Cortez), Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi.
Botafogo: Cavalieri, Kevin, Kau, Sousa (Kelvin), Guilherme (Cícero), Victor Luis, Renteria (Honda), Caio Alexandre (Kalou), Rhuan (Lecaros), Matheus Babi, Pedro Raul. Técnico: Bruno Lazaroni.
Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (SP), auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Daniel Luis Marques (SP). Jose Claudio Rocha Filho (SP) atuou como VAR (árbitro de vídeo).