Ícone do site Jornal O Sul

Grêmio vence o Lanús por 3 a 1 e encaminha vaga na Copa Sul-Americana

A vitória consolidou o Tricolor na liderança do Grupo H, com 12 pontos. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

O tricolor fez 3 a 1 no Lanús na noite desta quinta-feira (13), pela quarta rodada do grupo H da Sul-Americana. O resultado, na Arena, manteve 100% de aproveitamento sob a batuta do técnico Tiago Nunes e encaminhou vaga à próxima fase da competição continental. Os gols do time gaúcho foram marcados por Matheus Henrique e duas vezes por Ferreira. Burdisso marcou pelos argentinos

Com o resultado desta quinta, o Grêmio soma 12 pontos em quatro jogos disputados e se isola na liderança do Grupo H.

Mas a equipe de Tiago Nunes não descansa: o Grêmio volta a entrar em campo no domingo (16), no Grenal, quando começa a decidir o Gauchão. O próximo compromisso pela Sul-Americana será na quinta (20), quando mede forças com o Aragua (Venezuela).

O jogo

O Grêmio iniciou muito bem a partida, tanto que logo aos 2 minutos, em uma das primeiras chances no ataque, Ferreira fez um cruzamento preciso para Matheus Henrique, que desviou de cabeça para o fundo das redes, abrindo o marcador na Arena.

Já o Lanús conseguiu o empate três minutos depois, quando após cobrança de escanteio, Burdisso desviou também de cabeça para o gol, igualando o placar.

O tricolor tentou tramar uma nova jogada no ataque aos 13’, quando Rafinha acionou Matheus Henrique, mas o volante acabou não conseguindo dar sequência na jogada.

Com 20’ jogados, em um lance pela esquerda, Ferreira fez um cruzamento na pequena área, buscando Diego Churín, mas Morales conseguiu defender. Não demorou para os gremistas construírem uma nova oportunidade e por fim, terem efetividade. Em uma jogada, Rafinha foi acionado na direita e fez um cruzamento preciso na cabeça de Ferreira, que balançou as redes adversárias, marcando o segundo gol gremista, aos 21’.

Os visitantes chegaram muito bem passados 32 minutos, quando Sand recebeu em condições na área e de cara para a meta, finalizou. Por sorte, isolou. Já o Grêmio respondeu na sequência com um cruzamento feito por Ferreira buscando Luiz Fernando, que não conseguiu concluir o lance.

Com 41 minutos, o tricolor criou novamente uma boa chance. Thiago Santos fez um passe para Diego Churín, que invadiu a área e tentou a finalização, mas acabou caindo no gramado. Em seguida, o volante tabelou com Ferreira, foi a linha de fundo e cruzou na pequena área. Quase que Churín alcançou de carrinho, mas a bola foi forte demais.

Nos acréscimos, o técnico Tiago Nunes se viu obrigado a mudar a equipe: Thiago Santos sentiu um desconforto e precisou ser substituído por Maicon.

Segundo tempo

O Grêmio voltou a campo com a mesma formação que encerrou a etapa inicial.

Aos 5 minutos, Ferreira saiu em velocidade para o ataque, passando por três marcadores e buscando um passe para Luiz Fernando, mas a zaga cortou. Logo em seguida, Lucas Silva cruzou na pequena área para Ferreira, mas a defesa mandou pela linha de fundo.

Mas o Lanús não ficou atrás. Em contra-ataque, De La Vega recebeu na direita, foi a linha de fundo e chutou. A bola bateu na rede, pelo lado de fora.

Com 14 minutos, foi a vez do Grêmio chegar com Churín e Maicon. O volante chutou de primeira, obrigando Morales a boa defesa. Em seguida, Diogo Barbosa fez um cruzamento na área, mas o arqueiro argentino segurou mais uma.

Três alterações foram providenciadas na equipe tricolor: Guilherme Azevedo, Darlan e Diego Souza assumiram os lugares de Luiz Fernando, Matheus Henrique e Diego Churín, aos 25’.

Com 27’, os gremistas ameaçaram com um cruzamento de Diogo Barbosa na área, mas a zaga argentina conseguiu interceptar a jogada. Três minutos depois, foi a vez de Diego Souza arriscar de longe, chutando colocado, mas a bola subiu demais.

E teve o terceiro gol tricolor. Rafinha deu passe para Diego Souza, que rolou para Ferreira, livre, dentro da área. O atacante só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes, aos 32 minutos da etapa complementar.

A última alteração foi providenciada: Saiu Ferreira e entrou Léo Pereira, com 35’.

Na reta final, Diego Souza tentou mandar por cobertura, de fora da área, mas a bola passou à direita da meta argentina.

Ficha técnica

Grêmio

Brenno; Rafinha, Geromel, Ruan e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Maicon), Lucas Silva, Matheus Henrique (Darlan); Luiz Fernando (Gui Azevedo) e Ferreira (Léo Pereira); Churín (Diego Souza). Técnico: Tiago Nunes

Lanús

Morales; Pérez Fontanilla, Guillermo Burdisso, Aguirre, Aude (Esquível); Cechi (Vera), Acosta (Besozzi) e Orsini (Orozco); Pedro De La Vega, Sand (López) e Bernabéi. Técnico: Luis Zubeldía.

Arbitragem

Daniel Fedorczuk, auxiliado por Martin Soppi e Carlos Barreiro (trio uruguaio).

Sair da versão mobile