Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de novembro de 2023
A paralisação já durava 118 dias, a mais longa da história.
Foto: ReproduçãoO sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e a AMTP, a aliança dos estúdios e produtores, chegaram a um acordo provisório que dará fim à greve da categoria. A paralisação já durava 118 dias, a mais longa da história.
Em pronunciamento à imprensa norte-americana na noite desta quarta-feira (8), o sindicato anunciou que os líderes aprovaram de forma unânime a proposta da AMTP. Com isso, a paralisação será encerrada nesta quinta-feira (9).
O acordo será enviado para o conselho nacional do sindicato na sexta-feira (10). Os detalhes da negociação devem ser revelados ao público após a aprovação final. No entanto, a revista Variety diz que o acordo prevê aumento de 7% no salário dos artistas, além de proteção legal contra o uso da inteligência artificial.
O fim da greve dos atores acontece cerca de 50 dias após o término da greve dos roteiristas de Hollywood, que durou cinco meses. As duas significaram a maior paralisação que já afetou os grandes estúdios em toda a história e ficaram marcadas pela luta pelo aumento salarial e proteção contra IA.