Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de outubro de 2020
O teste, que recebeu o nome Elecsys SARS-CoV-2 Antigen e que será realizado em laboratórios, permite detectar a presença de antígenos específicos da doença
Foto: Robson Valverde/SES-SCO grupo farmacêutico suíço Roche lançará um novo teste de antígeno que permitirá diagnosticar a Covid-19 em várias amostras, anunciou nesta terça-feira (13) a empresa, ao explicar que o teste, que apresenta resultado em 18 minutos, contribuirá para aliviar os sistemas de saúde.
O teste, que recebeu o nome Elecsys SARS-CoV-2 Antigen e que será realizado em laboratórios, permite detectar a presença de antígenos específicos da doença, afirma o grupo em um comunicado.
O lançamento está previsto para o fim do ano nos países que aceitam o certificado de conformidade europeia CE. O grupo suíço também apresentará um pedido de autorização acelerado para o mercado americano.
O teste poderá ser utilizado como alternativa ao PCR, quando este não estiver disponível ou os dispositivos para os exames estiverem sobrecarregados, afirmou o laboratório.
O teste será realizado em máquinas chamadas Cobas, disponíveis em muitos hospitais e laboratórios, que podem tratar até 300 amostras por hora e apresentar um resultado em 18 minutos. Desde o início da crise de saúde, o grupo suíço já lançou oito testes para as infecções do coronavírus, incluindo um que permite diferenciar a Covid-19 da gripe.