O grupo terrorista Hamas divulgou um vídeo no Telegram no qual três reféns idosos israelenses aparecem implorando por sua libertação. Eles foram identificados pelo governo de Israel como Chaim Peri, de 79 anos, Yoram Metzger, de 80 anos, e Amiram Cooper, de 84 anos.
Os homens foram sequestrados pelo Hamas há mais de dez semanas, juntamente com outras 240 pessoas. No vídeo, divulgado na segunda-feira (18), eles aparecem com barbas longas, magros e abatidos. Sentado no meio, Peri fala para a câmera, dizendo que ele e outros reféns idosos que têm problemas de saúde estão “sofrendo muito em condições muito duras”.
“Somos a geração que construiu as bases para a criação de Israel. Fomos nós que iniciamos as Forças de Defesa de Israel. Não entendemos por que fomos abandonados aqui”, disse ele. “Vocês têm que nos libertar daqui. Não importa o custo. Não queremos ser vítimas como resultado direto dos ataques aéreos militares das Forças de Defesa. Libertem-nos sem condições. Não nos deixem envelhecer aqui”, prosseguiu.
Israel classificou a gravação como um “vídeo criminoso e terrorista”. O porta-voz militar Daniel Hagari afirmou que as imagens mostram “a crueldade do Hamas contra civis idosos, inocentes que precisam de cuidados médicos”.