Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 18 de abril de 2023
A Guarda Municipal de Porto Alegre prendeu dois suspeitos de furtarem fios dos semáforos da avenida Cavalhada, na Zona Sul da Capital. Os detidos, que têm 39 e 37 anos, foram abordados por volta da 0h por uma guarnição mobilizada na Operação Sinal Vermelho.
A denúncia partiu dos técnicos de duas empresas de telefonia, que haviam sido acionados em razão de uma interrupção no fornecimento de rede. Os suspeitos estavam queimando os fios, na tentativa de se livrar do plástico que envolve o cobre, quando foram abordados pelos agentes.
“Seguimos intensificando o combate ao crime de furto de fios na Capital, tanto por meio de ações na madrugada quanto nos ferros-velhos da cidade. Este é um trabalho permanente, que ganhou ainda mais tração no último mês”, afirma o secretário de Segurança Adjunto, Comissário Zottis.
Bairro Floresta
Na semana passada, a Guarda Municipal prendeu, na madrugada do dia 11, dois suspeitos de furtar os fios de um ar-condicionado instalado em um estabelecimento comercial da rua Gaspar Martins, no bairro Floresta. Os homens, de 47 e 22 anos, também foram abordados durante o patrulhamento da Operação Sinal Vermelho, que visa a coibir ataques do tipo.
Eles foram conduzidos à 2ª Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). No local, foi considerado procedente o flagrante pelo crime de furto qualificado.
“Estamos trabalhando diuturnamente, em pontos específicos da Capital, para combater com cada vez mais intensidade o crime de furto de fios e cabos. A ofensiva também contribui para uma maior sensação de segurança nas ruas, já que os agentes circulam de maneira mais ostensiva”, afirmou à época o Comissário Zottis.
Operação Sinal Vermelho
A força-tarefa tem o objetivo de coibir os furtos a fios em semáforos e áreas públicas por meio do patrulhamento preventivo. O perímetro percorrido pela Guarda Municipal foi definido com base em dados dos setores de inteligência municipal e estadual.
Denúncias
A população pode auxiliar por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas à Guarda Municipal pelo número 153 ou pelo aplicativo 156+POA, na opção Segurança. A central telefônica funciona 24 horas e recebe ligações anônimas. As informações são da prefeitura de Porto Alegre.