A Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, RS, recebeu na segunda-feira, dia 28 de setembro, o prêmio Revelação Mundus Vini do Rio Wine and Food Festival, que ocorre até o dia 4 de outubro, em diversos espaços, no Rio de Janeiro. A enóloga e sócia-proprietária da vinícola, Gabriela Hermann Pötter, recebeu o troféu Vinha Velha, criado pela artista plástica Ana Lucia Lima, durante o jantar de Abertura Oficinal do evento, no Copacabana Palace.
Seis chefs comandaram um menu harmonizado com dez diferentes rótulos. Os organizadores do RWFF, Marcelo Copello e Sergio Queiroz entregaram os prêmios às personalidades do ano em quatro categorias: Personalidade do Vinho (Mario Geisse), Vinícola Brasileira (Aurora), Mundus Vini 2015 (Guatambu) e Melhor Sommelier (Ramon Justino).
Segundo Gabriela, receber o prêmio de vinícola revelação foi um grande privilégio, “ainda mais sendo promovido pela Baco Multimídia, que sempre valorizou e divulgou o que o Brasil produz de melhor em viticultura. E estamos muito felizes de a premiação ter sido no Copacabana Palace, um dos primeiros empreendimentos do Rio de Janeiro que acreditou em nosso trabalho desde o início do projeto da Guatambu”. Os três restaurantes do hotel oferecem rótulos da vinícola em suas cartas.
De acordo com Marcelo Copello, a escolha dos destaques foi realizada através de indicação por diversos representantes do mercado. A votação para a Guatambu como revelação foi muito expressiva.
A vinícola foi classificada entre os 30% superiores da safra 2015 na XXIII Avaliação Nacional de Vinhos, que ocorreu no último final de semana em Bento Gonçalves, com os vinhos base dos espumantes Guatambu Rosé Brut e Poesia do Pampa Brut.