Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de fevereiro de 2025
O tributo pode ser pago em até dez vezes, sem juros
Foto: Vinny Vanoni/PMPAA primeira guia para o pagamento parcelado do IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2025 de Porto Alegre já está disponível no site da prefeitura e pelo WhatsApp. O tributo pode ser pago em até dez vezes, sem juros, sendo o primeiro vencimento em 10 de março.
Para garantir o parcelamento sem juros, o contribuinte precisa realizar o pagamento até a data do vencimento. Também está disponível a guia em cota única para quem desejar quitar o imposto à vista.
Para obter a guia pelo WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o número (51) 3433-0156. No atendimento automático, selecione a opção IPTU 2025 e siga as instruções que serão enviadas. O contribuinte terá acesso à guia instantaneamente.
No site, o documento está disponível em Emitir Guia. Em ambos os canais, é necessário o CPF do proprietário e a inscrição do imóvel. Quem não souber a inscrição, pode consultá-la nos mesmos canais.
Uma das formas recomendadas pela Secretaria Municipal da Fazenda para não perder a data do pagamento é cadastrar em débito automático. Para isso, o contribuinte deve acessar o site do IPTU e clicar no link correspondente ao cadastro bancário.
Caso o pagamento não seja realizado até 10 de março, o contribuinte perde o direito ao parcelamento sem juros. Nesse caso, os juros de mora de um novo parcelamento realizado até o dia 31 de março será de 2%. Após essa data, a multa de mora passará a 10%, com pelo menos 1% de juros ao mês.