Ícone do site Jornal O Sul

Guias para o pagamento do IPTU 2023 estão disponíveis no site da prefeitura de Porto Alegre

O cálculo do desconto varia de acordo com a quantidade de notas de serviço registradas entre 1º de dezembro de 2023 e 30 de novembro de 2024. (Foto: Giulian Serafim/PMPA)

As guias do IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) deste ano foram disponibilizadas, na manhã desta segunda-feira (02), no site da prefeitura de Porto Alegre.

O documento também pode ser recebido por e-mail pelos contribuintes que fizerem o seu cadastramento no próprio site ou no APP 156+POA pelo celular. A prefeitura não enviará as guias pelos Correios.

Neste ano, a data de pagamento com desconto vai até 8 de fevereiro, dando mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento. Para aqueles que tiverem dificuldade em acessar a internet, a prefeitura capacitou atendentes das suas 17 subprefeituras espalhadas pela cidade para darem o suporte necessário na emissão das guias, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h.

Também oferecerem esse serviço durante todo o mês de janeiro e início de fevereiro o Tudo Fácil Zona Norte, localizado na avenida Assis Brasil, 2611, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h até as 14h, e a Loja de Atendimento da Fazenda, situada na Travessa Mário Cinco Paus, s/n°, no Centro Histórico, aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

Descontos

O pagamento em cota única com desconto pode chegar até 11% para pessoas físicas e até 9% para pessoas jurídicas, ou seja, além do desconto fixo de 5% para pagamento em cota única, haverá descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e de 4% para pessoas jurídicas cujo imóvel não possuir dívidas com o Fisco municipal e de até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital.

Desconto para quem tem imóvel sem débitos:

– Pessoa física: 3%

– Pessoa jurídica: 4%

Desconto para quem colocou o CPF na Nota Fiscal de Serviços Eletrônica:

– De uma a seis notas fiscais: 1%

– De sete a 18 notas fiscais: 2%

– Acima de 18 notas fiscais: 3%

Sair da versão mobile