Ícone do site Jornal O Sul

Guitarrista Carlos Santana desmaia no palco durante show nos Estados Unidos

"Esqueci de comer e beber água, então eu desidratei e desmaiei", disse o músico. (Foto: Reprodução)

O guitarrista Carlos Santana, de 74 anos, desmaiou durante um show no Pine Knob Music Theatre, e precisou ser retirado de maca do palco na última terça-feira (5). O show foi em um anfiteatro aberto no estado de Michigan, nos Estados Unidos.

O músico recebeu atendimento médico no palco, de onde saiu consciente em uma maca, acenando para seu público, direto para o hospital da cidade. Havia tocado por menos de 1 hora quando passou mal e caiu.

A equipe do guitarrista informou em sua página do Facebook que o desmaio de Santana foi causado devido ao calor e desidratação. Ele foi levado ao pronto-socorro, está em observação e passa bem.

“Para todos, obrigado por suas preciosas orações. Cindy e eu estamos bem, apenas indo com calma. Esqueci de comer e beber água, então eu desidratei e desmaiei”, disse o músico em seu perfil no Facebook.

Em dezembro, Santana teve que passar por um procedimento cardíaco repentino e cancelou uma série de apresentações em sua residência em Las Vegas, de acordo com o “The Guardian”. Ele voltou a se apresentar ao vivo em janeiro.

Considerado um dos melhores guitarristas do mundo, Santana ganhou dez prêmios Grammy e três Grammys latinos, com um recorde de nove Grammys para um único projeto, “Supernatural”, de 1999.

A longa lista de prêmios do guitarrista inclui o Billboard Century Award (1996), o prêmio Lifetime Achievement do Billboard Latin Music Awards (2009), o Kennedy Center Honors Award (2013) e, em 1998, ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame (1998).

Seu álbum mais recente, “Blessings and Miracles”, foi lançado em outubro de 2021, com participações de Kirk Hammett, Chick Corea, Steve Winwood e outros.

Desidratação

A desidratação acontece quando a perda natural de líquidos por urina, suor, lágrimas, e outro não é compensada adequadamente com a ingestão. Ela pode ser do tipo:

– Isotônica: perda de água e sais minerais proporcional aos existentes no organismo. Comum quando há quadros de vômitos e diarreias graves, principalmente em crianças.

– Hipertônica: perda de água maior que a perda de sais minerais. Mais associada à pouca ingestão de água, suor excessivo e uso de diuréticos.

– Hipotônica: perda de sais minerais maior que de água. Também ocorre em transpiração excessiva ou problemas gastrointestinais.

Sair da versão mobile