Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 11 de março de 2020
Há 70 milhões de anos, os dias eram mais curtos e a Lua ficava muito mais próxima à Terra, revelou um novo estudo publicado pela revista Paleoceanography and Paleoclimatology nesta semana.
Os pesquisadores da Vrije Universiteit Brussel, que fica na Bélgica, analisaram o fóssil de uma amêijoa rudista, um molusco da espécie Torreites sanchezi, encontrado em Omã, que viveu no planeta durante o período Cretáceo (145 milhões a 66 milhões de anos atrás).
O animal foi utilizado por conta de seu rápido crescimento diário, que criava anéis em sua concha. Com isso, foram usados raios laser para estudar cada uma dessas pequenas camadas.
Com a análise, descobriu-se que o dia tinha 23 horas e 30 minutos e que um ano durava 372 dias – contra os 365 dias atuais. Segundo os especialistas, a mudança no tempo de um dia vem do fato de que a rotação da Terra está ficando mais lenta por conta da influência da gravidade da Lua.
Além disso, os especialistas apontam que os estudos comprovam que a Lua está de fato se afastando em cerca de 3,8 centímetros por ano do planeta Terra.
Superlua
Na segunda-feira (9), moradores de diversas partes do mundo puderam observar a superlua. O fenômeno ocorre quando a Lua atinge o perigeu, ponto da órbita mais próximo da Terra. Além disso, a Terra e a Lua se alinham, criando um eclipse lunar total. Os moradores do Rio de Janeiro, por exemplo, puderam ver a lua enorme, cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia normal.
O termo “superlua” surgiu em 1979 e não é o que poderíamos chamar de um “conceito astronômico”. Ele é usado fora do meio acadêmico para fazer referência à união do perigeu com a Lua cheia. Não é uma situação rara de apreciar, mas é uma excelente oportunidade para quem quer começar a observar o céu.
De acordo com a agência espacial americana (Nasa), desta vez também será “Lua de Minhoca”. Ela recebe este nome por que é a última Lua cheia no mês de março. Historicamente, os povos antigos mais ao Sul dos Estados Unidos chamavam essa época desta forma, já que as minhocas surgem quando o gelo derrete.
Detalhes importantes: A órbita da Lua ao redor da Terra tem forma elíptica – uma forma oval que aproxima e distância o satélite do nosso planeta; O ponto mais distante dessa elipse é chamado apogeu. É quando acontece a Microlua; O ponto mais próximo é o perigeu; Quando a Lua está cheia e em seu perigeu (Superlua), ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser vista da Terra do que no momento do apogeu, segundo a Nasa.