Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mensagem do editor Há mais de 18 anos, a redação de O Sul é a minha segunda casa

Compartilhe esta notícia:

Quando comecei a trabalhar em O Sul, em janeiro de 2003, o jornal ainda era uma “criança”, que crescia rapidamente, caminhava a passos largos e já figurava entre os principais veículos de comunicação do Rio Grande do Sul.

Eu era um jovem estudante de jornalismo, de 21 anos, e esse foi o meu primeiro estágio em um grande jornal. De férias da faculdade, estava na praia quando recebi um telefonema informando sobre a vaga. Sem pensar duas vezes, arrumei a minha mala, voltei para a Capital e, no dia seguinte, me apresentei ao então chefe de redação, Júlio Sortica.

Após uma rápida conversa, fui contratado para trabalhar no setor responsável por entrar em contato com as agências de notícias para comprar as fotografias solicitadas pelos editores e repórteres, além de realizar rádio-escuta. Lá, começava a minha história no jornal O Sul, que já dura mais de 18 anos.

O clima da redação era empolgante e, às vezes, até um pouco assustador devido à correria e pressão que faz parte do dia a dia dos jornalistas. Aquele burburinho constante e vários telefones tocando ao mesmo tempo.

O fechamento da edição impressa era sempre emocionante. Principalmente, quando as máquinas da gráfica começavam a trabalhar, e o jornal se materializava para ser entregue nas casas dos leitores e vendido por moças simpáticas nas esquinas da cidade.

Lembro que eu estava na redação na noite que começou a guerra do Iraque, em março de 2003. Logo após os primeiros mísseis, comprei a foto para ilustrar a capa da edição do dia seguinte.

Após alguns meses, passei a escrever textos, assinando, em seguida, uma página – a número 10 – composta por notas sobre assuntos variados. No fim de 2004, quando o chefe de redação era o jornalista Elton Primaz, terminei o curso de jornalismo na PUCRS e fui efetivado como repórter.

Em 2011, me tornei editor de política e economia. E, em 2015, quando houve a migração do impresso para o digital, fui o primeiro editor do recém-lançado portal do jornal O Sul, onde atuo até hoje.

Nesses mais de 18 anos de trabalho, fiz bons amigos, cuja convivência ultrapassou as portas da empresa. O jornal O Sul e a Rede Pampa tornaram-se a minha segunda casa. E foi aqui, onde passo grande parte do tempo há quase duas décadas, que conheci a minha noiva e, em breve, futura esposa, a repórter Carolina Rodrigues.

Atualmente, sou o jornalista mais antigo na redação de O Sul – não em idade, é claro, mas em tempo de serviço. Desejo vida longa ao jornal e ao portal e que ambos possam, apesar dos tempos difíceis, trazer muitas notícias boas para os leitores, que são a razão do nosso trabalho. Feliz aniversário!

Marcelo Warth, Editor do Portal O Sul

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mensagem do editor

Vida longa, amigo O Sul
Saiba quais são as matérias mais acessadas no portal do jornal O Sul
https://www.osul.com.br/ha-mais-de-18-anos-a-redacao-de-o-sul-e-a-minha-segunda-casa/ Há mais de 18 anos, a redação de O Sul é a minha segunda casa 2021-07-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar

sem nada para mostrar