Ícone do site Jornal O Sul

Hackers desligam mais um carro em movimento

Foi escolhido um carro da Tesla porque a companhia tem a fama de entender mais de software do que outras montadoras. (Foto: Reprodução)

Pesquisadores de cibersegurança afirmaram ter assumido o controle de um Model S, da Tesla Motors, e desligado o motor a baixa velocidade. Foi mais uma entre seis falhas significativas que os especialistas encontraram e que podem permitir que hackers assumam controle de veículos, de acordo com o jornal Financial Times.

O vice-presidente de tecnologia da empresa de segurança eletrônica Lookout, Kevin Mahaffey, e o principal pesquisador de segurança da Cloudflare, Marc Rogers, afirmaram que decidiram invadir um carro da Tesla porque a companhia tem a fama de entender mais de software do que outras montadoras, afirmou o jornal.

“Desligamos o carro quando ele estava se movendo inicialmente a uma velocidade de cerca de 8 quilômetros por hora”, disse Rogers ao jornal. “Todas as telas [do painel] desligam, assim como a música [do rádio]. E o freio de mão sobe, parando [o carro] bruscamente”.

A técnica foi detalhada na conferência de segurança eletrônica Def Con em Las Vegas (EUA). A Tesla confirmou a afirmação dos especialistas em cibersegurança e disse que tornou disponível uma atualização para proprietários do veículo para corrigir o erro.

A empresa, no entanto, disse que os hackers não desligaram o carro remotamente, mas de dentro do veículo. “Nossa equipe de segurança trabalha em contato direto com a comunidade de pesquisa de segurança para assegurar que continuemos a proteger nossos sistemas contra vulnerabilidades, sempre fazendo testes de estresse, validações e atualizações”, declarou a empresa. A Tesla é conhecida por seus carros elétricos e tem como presidente o bilionário Elon Musk. (AE)

 

Sair da versão mobile