Fernando Haddad foi condenado pela Justiça Eleitoral de São Paulo por suposto caixa dois da UTC Engenharia, na campanha eleitoral de 2012, da qual saiu eleito. De acordo com o promotor eleitoral Luiz Henrique Dal Poz, Haddad “deixou de contabilizar valores, bem como se utilizou de notas inidôneas para justificar despesas”.
A pena imposta pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Francisco Shintate, por falsidade ideológica eleitoral, é de quatro anos e seis meses, em regime semiaberto. Cabe recurso.
Haddad foi denunciado por suposto caixa dois de R$ 2,6 milhões da UTC Engenharia. Os valores teriam sido repassados pela empreiteira diretamente às gráficas de Francisco Carlos de Souza, ex-deputado estadual e líder sindical no PT. Conhecido como “Chico Gordo”, ele confessou o recebimento de pagamentos, mas afirmou que não eram para a campanha do ex-prefeito e sim para outros canditados petistas.
Ainda de acordo com a sentença, Haddad teria dado 258 declarações falsas de despesas com gráficas na campanha para a prefeitura, em 2012. Na mesma ação, João Vaccari Neto foi condenado por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.