Ícone do site Jornal O Sul

Hamilton Mourão diz que 150 milhões de brasileiros devem ser vacinados contra o coronavírus até o fim de 2021

"Brevemente, nós vamos voltar a estar reunidos, como sempre estivemos, pois vamos dispor da vacina", disse o general. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse, nesta segunda-feira (07), que espera ter até o fim de 2021 cerca de 150 milhões de brasileiros vacinados contra a Covid-19 em todo o País. No entanto, Mourão não mencionou a vacina de qual fabricante será utilizada nem detalhou o plano de imunização.

“Brevemente, nós vamos voltar a estar reunidos, como sempre estivemos, pois vamos dispor da vacina, a vacina que será distribuída em todo território nacional. Esperamos, até o final de 2021, termos em torno de 150 milhões de brasileiros vacinados, que é um número extremamente significativo e, consequentemente, termos a capacidade de retomar a normalidade nas nossas vidas”, afirmou durante entrevista na Associação Comercial de São Paulo.

O número divulgado por Mourão é superior às 109,5 milhões de pessoas citadas pelo Ministério da Saúde no dia 1º de deste mês. O vice-presidente não explicou a divergência.

Na ocasião, o Ministério da Saúde disse que a estimativa é de que a vacinação ocorra “em duas doses, como previsto pelos esquemas vacinais dos imunizantes já garantidos pelo Ministério da Saúde – Fiocruz/AstraZeneca e por meio da aliança Covax Facility”.

Em sua palestra na Associação Comercial de São Paulo, o vice-presidente também disse que o governo federal agiu de “forma eficiente” durante a pandemia e evitou um colapso do sistema de saúde com o repasse de recursos para Estados e municípios, com a compra de recursos necessários e a distribuição de profissionais da área.

Sair da versão mobile