Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de setembro de 2024
Harry completará no dia 15 de setembro 40 anos de idade e, mesmo depois de ter deixado suas obrigações na Família Real para ir morar nos Estados Unidos com a esposa Meghan Markle e os filhos Archie e Lilibet, vai ganhar uma bolada como herança de família, mais do que o seu irmão, William, herdeiro direto ao trono do pai dos dois, Rei Charles III, recebeu quando chegou à mesma idade – o agora Príncipe de Gales está com 42 anos.
Os dois irmãos herdaram uma quantia considerável da mãe, Diana, após sua morte trágica em um acidente automobilístico em Paris, em 1997, aos 36 anos. Foram 8,5 milhões de libras (R$ 62,5 milhões), divididos igualmente entre os dois. Mas o grande montante que Harry vai agora embolsar vem do patrimônio da sua falecida bisavó, a Rainha-Mãe, que morreu em 2002, aos 101 anos.
Isabel Ângela Margarida Bowes-Lyon, mãe de Elizabeth II, colocou dois terços de sua fortuna em um fundo fiduciário para seus bisnetos. Mas, sabendo que William um dia se beneficiaria da riqueza do Ducado da Cornualha, decidiu destinar uma parte maior, estimada em dois terços, para o seu irmão caçula.
Harry vai ficar 7 milhões de libras mais rico na semana que vem, o equivalente a 51 milhões de reais pela cotação atual. Isso teria gerado incômodo na Família Real e no próprio William, com questionamentos se a Rainha-Mãe teria deixado este valor se soubesse os rumos que o herdeiro preferencial tomaria, com revelações bombásticas sobre os bastidores da monarquia em uma série de TV e no seu livro de memórias, “O Que Sobra”.
“É claro que a bisavó do príncipe não poderia ter previsto todos os problemas que Harry causou ao resto da família. Acho que ela o teria excluído completamente se soubesse”, declarou Christopher Andersen, biógrafo da realeza.
Vale lembrar que Harry, em entrevista a Oprah Winfrey, em 2012, um ano depois terem aberto mão dos seus deveres na “Firma” (como os membros chamam a realeza), reclamou de que não tinha mais suporte vindo da Inglaterra. “Minha família literalmente me cortou financeiramente e eu tive que pagar a segurança para nós. Tenho o que minha mãe me deixou e, sem isso, não teríamos sido capazes de fazer isso [viver nos EUA]”. O Príncipe chegou a entrar na justiça do seu país para que o estado pagasse pela sua segurança, de Meghan e dos filhos do casal.
William, como a Rainha-Mãe sabia, fica com a renda integral ao herdar o Duquado da Cornualha de Charles, como seu primogênito. No ano fiscal, de 2023/2024, ele teria recebido por volta de 23 milhões de libras, cerca de 170 milhões de reais pela cotação atual.