Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 29 de abril de 2019
No último sábado (27), foi inaugurada em Caxias do Sul, na serra gaúcha, na rodovia RSC-453, a segunda unidade da Havan em solo gaúcho. A primeira foi em Passo Fundo. “Nossa meta é chegar a 10 lojas no Rio Grande do Sul, até o final de 2019”, diz o presidente e fundador da empresa, Luciano Hang. A próxima deverá ser no Litoral Norte Gaúcho.
Um hino composto por Carlos Magrão traduz a proposta da empresa, sublinhando em seu texto, tratar-se da “loja mais amada do Brasil”. No hino, os dizeres: “renasce em mim um novo sonho para o amanhã, seguir em frente, levantar o meu país. E na esperança, minha fé e meu trabalho faz cada gota de suor ser mais feliz…..Minha Havan chega no Rio Grande, entrelaçada na cultura deste chão. Portas abertas para quem quiser chegar, aqui tem tudo para a prenda e o peão….”.
A Havan nasceu em Brusque/Santa Catarina. O nome, vem da junção de Hang e Vanderlei, antigo sócio, desta união nasceu a marca Havan. A loja que começou pequena nos anos 90, vislumbrando um novo potencial de mercado com a abertura das fronteiras para produtos estrangeiros, passou a importar tecidos e artigos de baixo valor agregado.
Diferenciais
Em 1999, Luciano Hang percebeu os rumos da economia com a desvalorização cambial e definiu uma nova vocação para a Havan, que a partir de então ingressava no segmento de lojas de departamentos.
Sempre inovando, em 2008, assumiu a restauração do antigo Castelinho de Moellmann, considerado um dos principais cartões postais de Santa Catarina e que encontrava-se em estado de abandono. Com um investimento expressivo e sua visão mercadológica, Luciano Hang implementou a primeira loja temática da rede, aliando o passado e futuro.
Em 2010, um novo marco na história da rede de lojas de departamentos com a inauguração de uma megaloja em Barra Velha, a Parada Havan, nesta cidade também etá instalado o CDH, Centro de Distribuição Havan.
Hoje o Grupo Havan, liderado por Luciano, contempla além das lojas outros empreendimentos no Sul do Brasil, nos segmentos de geração de energia elétrica, postos de combustível, factoring, hotelaria, entre outros.
O empresário também acumula premiações, frutos do reconhecimento das comunidades onde atua, com um trabalho inovador, somando inúmeras premiações setoriais Brasil afora. A Havan já aconta com 127 megalojas em 17 Estados da Federação. O objetivo é chegar a 200 megalojas até 2022.