Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de outubro de 2018
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
As pesquisas eleitorais foram as grandes derrotadas nas eleições deste ano, em especial nas avaliações para o Senado. Os exemplos mais marcantes deram-se nas aferições para a disputa ao Senado. No Rio Grande do Sul, o candidato Luiz Carlos Heinze (PP), que nunca passou do 4° lugar nas pesquisas, foi o vencedor disparado, conquistando 2,3 milhões de votos, e uma das vagas ao Senado, seguido de Paulo Paim, do PT.
Eduardo Leite e Sartori no segundo turno
A disputa para o governo do Rio Grande do Sul, que vai para o segundo turno, mostra equilíbrio entre o governador José Ivo Sartori (MDB) e o adversário Eduardo Leite (PSDB). Se conseguir baixar sua rejeição, Sartori aumentará suas chances no segundo turno.
Em Minas Gerais, vexame das pesquisas
A ex-presidente Dilma Rousseff, que os institutos colocavam na liderança para a disputa de uma das cadeiras ao senado por Minas Gerais, terminou a eleição em quarto lugar.
Magno Malta fora
Outra surpresa, foi Magno Malta (PR): quase candidato a vice de Jair Bolsonaro, ele acabou derrotado na tentativa de reeleger-se ao Senado pelo Espírito Santo.
Bolsonaro quase eleito no primeiro turno
O esforço do candidato Jair Bolsonaro (PSL) para liquidar a eleição no primeiro turno esbarrou em pouco mais de 3%. Vai para o segundo turno com larga vantagem sobre o segundo colocado, o candidato Fernando Haddad, apoiado pelo ex-presidente Lula, impedido de participar da eleição por encontrar-se cumprindo pena de prisão em regime fechado. O eleitor do Nordeste barrou a vitoria de Bolsonaro no primeiro turno, em especial nos Estados do Maranhão, Ceará e Bahia.
Regalias serão apuradas
A Justiça federal deverá apurar algumas irregularidades ocorridas nos últimos dias nas dependências da Policia Federal em Curitiba. Uma delas foi o surgimento de uma gravação produzida por Lula no Twitter. Como ele se encontra cumprindo pena em regime fechado, em tese, não deveria ter acesso a telefone na cela.
Articulação bem sucedida
As irmãs Liziane Bayer e Franciane Bayer, ligadas à Igreja Internacional da Graça de Deus conseguiram vagas na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa pelo PSB. Uma articulação bem sucedida, coordenada pelo advogado Sergio Teixeira, chefe de gabinete de Liziane, que atualmente é deputada estadual.
Estratégia vitoriosa do PRB
O PRB (Partido Republicano Brasileiro) que decidiu disputar a eleição para a Assembleia Legislativa com chapa pura, dobrou sua bancada. Além de reeleger Sérgio Peres, elegeu ainda a deputada Fran Somensi, esposa do prefeito de Farroupilha, Cleiton Gonçalves. O partido reelegeu ainda o deputado federal Carlos Gomes.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.