Helô Pinheiro, que passou por uma menopausa tranquila, achou estranho quando uma onda de calores começou a lhe incomodar em julho deste ano. A apresentadora, de 76 anos, procurou seu médico ginecologista Celso Borrelli e descobriu que o que sentia era um dos sintomas de um carcinoma linfático, detectado em um dos nódulos encontrados na tireoide.
“Essa doença é silenciosa. Não sentia nada além dos calores, que eu sabia não serem da menopausa, pela qual eu já tinha passado sem senti-los. Fui mudar a dosagem do hormônio por conta dos calores que estava sentindo e meu médico pediu para que eu fizesse um ultrassom da tireoide, que detectou alguns nódulos. Fiz a biópsia e um deles tinha o carcinoma linfático. Precisei operar e o cirurgião Otávio Curioni extraiu toda a minha tireoide. Pensei nos meus filhos e bateu aquele medo e insegurança”, relembra.
Agora em setembro, dois meses após o procedimento bem-sucedido, Helô inicia o tratamento com injeções e iodoterapia. Acostumada a se alimentar de forma saudável, ela teve que retirar o sal da dieta.
“Estou me recuperando ainda. Entro em tratamento no mês de setembro com injeções e a iodoterapia. Ficarei isolada por 5 dias por causa da irradiação. Também tive que tirar o sal por causa do iodo e fazer algumas restrições alimentares”, explica.
Em sua rede social – no Instagram ela é seguida por quase meio milhão de pessoas – e em seu programa Alô Helô, a eterna Garota de Ipanema tem aproveitado para alertar os fãs sobre a importância dos exames de rotina.