Ícone do site Jornal O Sul

Meditação: 45 minutos por dia ajudam a combater a hipertensão

Adotar até mesmo apenas uma dessas estratégias simples pode fazer uma diferença significativa em como você se sente e funciona. (Foto: Getty Images)

A hipertensão é uma das principais causas de morte prematura. A condição aumenta a pressão sobre o coração e os vasos sanguíneos. No longo prazo, isso pode levar a doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

A boa notícia é que mudanças simples no estilo de vida, em especial aquelas direcionadas para reduzir o estresse, ajudam a manter a pressão arterial sob controle. É o que dizem as novas diretrizes da Sociedade Internacional de Hipertensão, publicadas recentemente na revista científica Journal of Hypertension.

O artigo recomenda, por exemplo, 45 minutos de meditação por dia. De acordo com os pesquisadores, a meditação e outras técnicas de relaxamento levam a uma queda na pressão arterial. Estudos mostram que durante esse período, a inflamação e a constrição dos vasos sanguíneos tornam-se menos ativas e os vasos sanguíneos se dilatam.

Esse benefício parece ser mediado pelo óxido nítrico, uma molécula que ajuda a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, mantendo a pressão arterial sob controle.

Além disso, a meditação ajuda a reduzir a atividade simpática do cérebro e hormônios do estresse, como o cortisol, o que promove o relaxamento e menos flutuações na frequência cardíaca e na pressão arterial.

Outras dicas são:

* Experimentar estratégias diárias para eliminar o estresse, como meditação, respiração profunda, ioga e atenção plena;

* Praticar a gratidão concentrando-se em coisas positivas pelas quais você pode ser grato e praticar atos de bondade para obter uma sensação de bem-estar;

* Relaxar com uma música calmante por pelo menos 25 minutos, três vezes por semana;

* Tirar a mente da rotina diária.

Além disso, conselhos tradicionais, como parar de fumar, reduzir o sal, fazer atividade física e dormir bem ainda permanecem. De acordo com os pesquisadores, as diretrizes foram elaboradas para enfatizar uma abordagem mais holística para controlar a pressão arterial.

Sair da versão mobile