Ícone do site Jornal O Sul

A Holanda autoriza em tempo recorde a eutanásia a um jovem com câncer

O jovem sofria de várias metástases cerebrais e tinha solicitado em reiteradas ocasiões que pudesse morrer dessa maneira (Foto: Reprodução)

Médicos holandeses autorizaram em apenas seis dias, um tempo inédito, a eutanásia a um jovem com idade entre 16 e 18 anos, com câncer, no oitavo caso de menor a conseguir ter esse direito no país desde a aprovação da lei em 2002, confirmaram à agência de notícias Efe fontes próximas ao caso.

O jovem, cuja idade exata e a identidade não foram divulgadas, assim como a data em que o procedimento foi feito, sofria de várias metástases cerebrais e tinha solicitado em reiteradas ocasiões que pudesse morrer dessa maneira. Esse é o único caso envolvendo um menor de idade no ano passado.

O paciente foi diagnosticado com um extenso tumor maligno e foi tratado com várias terapias, mas um mês e meio antes de sua morte os médicos encontraram várias metástases cerebrais, momento a partir do qual seu sofrimento aumentou de forma significativa. Os profissionais constataram que a cura era impossível e que os tratamentos seriam apenas paliativos.

“O paciente experimentava dor apesar das altas doses de medicamentos, perda de energia e fadiga severa. Não conseguia fazer nada”, diz o relatório 2016-58 da Comissão Regional de Eutanásia, onde o caso foi anexado.

Conforme a doença avançava, o jovem começou a ter dificuldades para comer e beber e perdeu a mobilidade até o ponto de ficar prostrado na cama. “Ele já não tinha qualquer qualidade de vida. Sofria pela desesperança da situação  e pelos carcinogêneses epiléticos resultantes das metástases cerebrais. O paciente experimentava uma dor insuportável”, aponta o relatório.

 

Sair da versão mobile