Moacir Gonçalves de Jesus, morador de Rio das Ostras, no interior do Rio, é um exemplo de lucidez, especialmente para quem já viveu mais de um século. Com 114 anos, ele é considerado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o homem mais velho do Brasil. Ele tem 54 anos de aposentadoria, serviu a Marinha e, por muitos anos, tirou da terra o sustento da família formada por 12 filhos, sendo apenas quatro vivos, 14 netos e 30 bisnetos.
Há dois anos ele saiu da cidade baiana de Itamaraju para morar com a neta no interior do Rio. A descoberta do homem mais velho em território nacional foi feita durante uma visita de técnicos do INSS para confirmar a identidade do aposentado. A vitalidade é o que mais impressiona. Moacir é brincalhão, mas fala sério quando o assunto são os anos de vida.
“Deus me deu o reino, a responsabilidade, e me botou no mundo para ter grande felicidade”, diz ele, que faz questão de ensinar para os jovens da família o segredo para uma vida plena. Saber conversar com educação e civilidade. Proteção, mentalidade, alegria, satisfação e caridade”, resume Moacir.
“Meu avô merece o que há de melhor para uma pessoa que passou dos 100 anos e lá em Itamaraju, que é uma cidade afastada e com poucos recursos, a família não podia proporcionar mais conforto. Preferimos trazer ele pra cá para que tenha acompanhamento de saúde e mais assistência”, comenta o neto Elton da Silva Reis. (Folhapress)