Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 25 de julho de 2016
Considerado o Tarzan da vida real após passar 41 anos em uma floresta, o vietnamita Ho Van Lang voltou ao local, três anos após ser resgatado, para reviver o estilo de vida. Tudo começou em 1972, quando Lang e o pai, Ho Van Thanh, encontrado com 82 anos, sobreviveram a um bombardeio que matou praticamente toda a família durante a guerra do Vietnã. Para seguir em frente, o homem decidiu construir uma cabana para morar com o filho em uma floresta do distrito de Quang Ngai.
Afastamento da civilização.
Durante quatro décadas, eles se alimentaram de frutas e caça, além dos frutos de uma horta cultivada nos arredores, e usaram roupas feitas com fibras vegetais. Outro filho, que sobreviveu ao ataque e foi morar com parentes, tentou chamar o pai e o irmão para viverem com ele, mas eles permaneceram no meio do mato até serem encontrados por autoridades e obrigados a viver em sociedade, em 2013.
Retorno às origens.
Em novembro do ano passado, Lang pôde voltar ao local exato em que viveu com o fotógrafo Alvaro Cerezo, que é diretor de uma empresa de turismo de aventura, e sentir-se em casa novamente. Em seu blog, Cerezo comentou a experiência: “Eu pude sentir como ele ficou animado com a ideia de voltar para o lugar que ele tinha vivido toda a sua vida. Por isso eu sugeri ir com ele, o seu irmão e meu tradutor. Lang não hesitou e, na manhã seguinte, partimos juntos”.
Em cinco dias, Lang reviveu seus modos de vida e ensinou os antigos costumes aos companheiros de viagem. O grupo levou um dia caminhando para chegar até a antiga casa erguida pelo pai de Lang, que se emocionou. “Ele ficou totalmente imerso no momento em que chegamos lá, olhando para o horizonte por quase uma hora”.