O proprietário de um ferro-velho foi preso em flagrante por furto de energia na manhã desta segunda-feira (20), durante ação realizada no âmbito da Operação Ferros-Velhos na Zona Leste de Porto Alegre. O suspeito, de 56 anos, foi encaminhado a uma delegacia após a concessionária constatar a irregularidade.
O estabelecimento, no bairro Partenon, também foi alvo de autuações por falta de licenciamento ambiental e alvará de funcionamento. Além disso, recebeu notificação quanto à necessidade de instalação de sistema de videomonitoramento, determinada pela Lei Municipal 13.589/2023.
“Seguimos trabalhando, de forma integrada com demais órgãos municipais, estaduais e empresas prestadoras de serviços, com o objetivo de promover a regularização do setor. Esta união de esforços é fundamental para o sucesso da ofensiva”, afirma o secretário de Segurança Adjunto, Comissário Zottis.
A operação também autuou um ferro-velho, no bairro Coronel Aparício Borges, por operar sem alvará. Em caso de reincidência, o proprietário poderá ser multado em até 300 UFMs (Unidades Financeiras Municipais) e ter suas operações interrompidas.
A ação integrada, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, contou com a participação da Guarda Municipal, Diretoria-Geral de Fiscalização, 14ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre e técnicos das empresas de fornecimento de energia e sinal telefônico.
Operação Ferros-Velhos
A ofensiva foi criada em 2022 para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação. Desde então, contribuiu para uma série de prisões, resultando na apreensão de materiais furtados e na interdição e autuações de ferros-velhos.
Denúncias – A população pode auxiliar no trabalho da Guarda Municipal por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas pelo telefone 153 ou no aplicativo 156+POA. A central telefônica funciona 24 horas por dia, a partir do Centro Integrado de Coordenação de Serviços, e aceita ligações anônimas.