Domingo, 26 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de abril de 2023
Agentes da Guarda Municipal de Porto Alegre prenderam em flagrante um homem que havia assaltado uma pedestre no bairro Bom Fim, no fim da noite de sábado (29). De acordo com a corporação, ela caminhava sozinha pela rua Fernandes Vieira quando foi obrigada a entregar a sua pochete com celular e outros pertences.
Uma equipe fazia o patrulhamento da região quando deparou com a vítima aos prantos. A partir de seu relato do roubo e da descrição do suspeito, uma busca foi deflagrada nas imediações, até a localização do possível autor do ataque. Ele foi então abordado e atirou um telefone para dentro do pátio de um prédio, mas a estratégia não funcionou.
O aparelho foi recuperado e identificado pela mulher. Já o assaltante acabou reconhecido e conduzido à 2º Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
A Guarda também percorreu os bairros Centro, Cidade Baixa, Moinhos de Vento e Rio Branco. O saldo do policiamento incluiu a autuação de dois bares por ultrapassarem o horário de som permitido em seus alvarás. A ação contou com apoio da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) e fiscais da prefeitura.
Diversas atividades estão sendo realizadas junto aos estabelecimentos. A abordagem busca conscientizar o comércio quanto ao regramento de funcionamento de bares e restaurantes, descarte de lixo, acessibilidade, passando inclusive pela utilização correta de mesas e cadeiras em espaços públicos.
Esse trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg) e executado pela Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF). A população pode contribuir com o envio de denúncias por meio do telefone 153 – o sigilo é garantido.
“Estamos realizando um trabalho não apenas de fiscalização dos decretos municipais para garantir o regramento das atividades de bares e uma convivência melhor entre moradores e comércio, mas também de segurança da população durante as madrugadas”, ressalta o secretário-adjunto de Segurança da capital gaúcha, Comissário Zottis.
Acidente com morte
Na Zona Sul da cidade, a condutora de uma motocicleta teve morte instantânea em acidente de trânsito nas imediações da esquina da avenida Aparício Borges com rua Campos Elísios (bairro Glória). O fato ocorreu na tarde de sexta-feira (28).
Conforme testemunhas ouvidas pelos “azuizinhos” da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a mulher perdeu o controle da moto e caiu ao solo, ao tentar passar por entre um veículo e um caminhão, sendo atropelada por esse último. A vítima tinha 42 anos.
(Marcello Campos)