Rob Willians Ramires Brandão, de 20 anos, acusado de estuprar e matar Ana Diva Chaves da Silva, de 64 anos, dentro do brechó da vítima, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, foi condenado pelo Tribunal do Júri a 28 anos, três meses e seis dias de prisão em regime fechado.
O réu respondeu por homicídio quadruplamente qualificado e majorado, estupro de vulnerável e furto. Os crimes ocorreram no dia 10 de março de 2023.
Presidido pelo juiz Enzo Carlo Di Gesu, o julgamento, que durou cerca de seis horas, terminou na tarde de quarta-feira (24). O Conselho de Sentença foi composto por três mulheres e quatro homens. Cabe recurso da decisão.
Conforme a denúncia do MP (Ministério Público), o homem ingressou no brechó da vítima, localizado na rua Júlio de Castilhos, no Centro de Farroupilha, simulando interesse em comprar roupas. Quando Ana Diva estava de costas, Rob Willians a golpeou com uma “gravata”.
Mesmo com a idosa desmaiada, o homem foi até a cozinha do estabelecimento e pegou uma faca, desferindo três golpes no pescoço e abdômen da vítima. Ao perceber que ela ainda suspirava, o acusado pegou um banquinho de madeira e a agrediu com vários golpes na sua cabeça para, na sequência, abusar sexualmente da idosa. Antes de fugir, ele ainda furtou um celular, dinheiro e outros objetos.
Devido ao traumatismo craniano que sofreu, Ana Diva não resistiu aos ferimentos. Seu corpo foi encontrado pelo namorado no dia seguinte. O acusado foi preso uma semana depois do assassinato em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. Ele encontra-se na Penitenciária de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
O promotor de Justiça Rodolfo Grezzana, que atuou pelo MP na acusação, disse que vai recorrer para aumentar a pena do condenado.