Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de fevereiro de 2025
Um homem de 30 anos foi detido e multado em R$ 10 mil por vandalizar monumentos naturais e equipamentos públicos em Fernando de Noronha no último domingo (16).
O crime ocorreu na Praia do Bode, localizada em uma Área de Proteção Ambiental do arquipélago, onde o infrator pichou rochas vulcânicas e placas de sinalização turística da ilha. Segundo a Administração Distrital, o homem estava em Noronha havia pouco tempo e trabalhava na Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos. Após o ocorrido, ele foi demitido e removido da ilha na segunda-feira (17).
Segundo a Polícia Militar pernambucana, nos últimos dias um guia turístico que trabalha em Fernando de Noronha notou pichações em rochas vulcânicas da Praia do Bode e em placas de sinalização e decidiu tentar descobrir quem era o autor dos atos de vandalismo. No domingo, ele se reuniu com dois amigos e começaram a pesquisar a autoria.
Como havia um traço comum entre as pichações e a ilha tem poucas pessoas, a pesquisa nas redes sociais indicou que se tratava de um homem que estava havia apenas 20 dias na ilha, trabalhando na Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos.
O caso gerou repercussão entre moradores e turistas e as imagens das pichações se espalharam rapidamente pelas redes sociais e grupos de WhatsApp.
De acordo com a administração da ilha, com base nas informações obtidas nas redes, a Polícia Militar localizou o responsável em uma residência temporária. Durante a detenção, o homem confessou o ato, alegando ter cometido o vandalismo sob efeito de álcool.
A Administração Geral de Fernando de Noronha comunicou que, após a detenção, o homem foi conduzido à Delegacia da 36ª Circunscrição, onde um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi registrado. O indivíduo vai responder pelo crime de vandalismo, de acordo com a lei 9.605/98 de crimes ambientais.
Em nota, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha, que também acompanhou o caso, informou que aplicou a multa de R$ 10 mil pela violação de uma Unidade de Conservação Federal. “Fomos acionados pela polícia na tarde do domingo e nos dirigimos à delegacia para a aplicação da multa”, informou Mário Douglas Fortini, Coordenador da Área Temática de Proteção do ICMBio de Fernando de Noronha.
O ICMBio comunicou ainda que, assim que tomou conhecimento das pichações, acionou a equipe de infraestrutura para que fossem realizados os reparos necessários nos locais afetados. As informações são dos portais CNN e Estadão.