Homens idosos com algum problema de saúde são mais da metade das vítimas fatais do coronavírus, segundo informações do Comitê Nacional de Saúde da República Popular da China. A idade média dos mortos pela infecção é de 75 anos.
Enquanto a vítima mais jovem foi uma mulher de 48 anos, as mais idosas foram dois homens de 89 anos. Além disso, a maioria das vítimas tinha problemas de saúde anteriores, como cirrose hepática, hipertensão, diabetes e Mal de Parkinson.
Segundo o governo chinês, a maioria das vítimas passou mais de uma semana hospitalizada até morrer. Pelo menos duas ficaram internadas por um mês ou mais e somente duas morreram apenas quatro dias depois de serem diagnosticadas com a doença.
Para o infectologista da Universidade Federal de São Paulo Celso Granato, o fato de quase todas as vítimas serem homens pode ser explicado por um fator cultural. “Como o início da infecção está relacionado ao mercado de frutos do mar de Wuhan, pode ser que homens frequentem mais esses locais na China”, disse.
Quanto à idade avançada das vítimas, o infectologista afirmou que tal condição já é esperada em quadros de infecções virais.