Talvez você nunca tenha ouvido falar em Yves Rossy e Vince Reffet. Eles integram a equipe conhecida como Jetman, composta por “pilotos” de roupas especiais que transformam o ser humano em uma espécie de aeronave.
Depois de sobrevoar o Rio de Janeiro e até os Alpes Suíços, agora a dupla resolveu se estabelecer em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A tarefa da vez foi passear próximo de um Airbus A380 em uma ação com a Emirates. A paisagem da cidade é incrível, mas não tem como tirar os olhos dos dois “malucos”, que fazem acrobacias e curvas perto do avião.
Eles estavam a 1,2 mil metros de altitude, um valor alto para os dois homens voadores, mas relativamente baixo para a velocidade de cruzeiro de um avião. Os homens estavam sempre a 300 metros de distância da aeronave para que nenhum acidente com a turbina acontecesse. A velocidade também era controlada para que as imagens fossem feitas: enquanto o Airbus A380 consegue chegar a 907 km/h (quilômetros por hora), a roupa “só” permite velocidades de até 314 km/h.
Eles já foram autorizados a voar sobre Nova York, nos Estados Unidos, ou Londres, na Inglaterra. Há dois anos, Rossy voou ao redor de uma montanha no Japão e ao lado de um avião B-17 bomber.
Planejamento.
Equipados com quatro motores e uma asa Kevlar de cada lado, mas encarando o mundo aos seus pés como um par de super-heróis, os homens fizeram um voo exploratório dentro de um espaço aéreo restrito sobre as ilhas artificiais de Dubai.
O voo de tirar o fôlego levou 10 minutos – o limite de resistência da Jetman, de acordo com um comunicado pela Emirates – com uma volta completa ao redor do A380, levando os dois pilotos do jato da asa através de uma série de manobras.