Sábado, 19 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Hospitais gaúchos devem receber quase 11 milhões de reais para cobertura de despesas

Compartilhe esta notícia:

Busca por hospitais entre assintomáticos e pessoas com sintomas leves pós-covid também eram comuns, diz o estudo. (Foto: Arquivo/SES)

A assinatura dos contratos de termos aditivos para repasses de valores advindos de emendas parlamentares individuais e de bancadas estaduais ou federais deve beneficiar 18 hospitais do Rio Grande do Sul com uma verba total de R$ 10,8 milhões. Os recursos servirão para despesas com atendimento, remédios, cirurgias traumatológicas e procedimentos como tomografias, biópsias e ressonâncias magnéticas, além de ações de combate ao coronavírus.

Localizadas em Porto Alegre e diversas cidades do Interior do Estado, essas instituições receberão de forma imediada parte dos recursos previstos. Outros hospitais gaúchos também já foram contemplados, faltando apenas a formalização dos documentos. As verbas das emendas haviam sido aprovadas e estavam previstas nos orçamentos estadual e federal de 2020.

De acordo com a titular da SES (Secretaria Estadual da Saúde), Arita Bergmann, a medida permitirá importantes repasses para o setor. Ela ressalta, ainda, a importância da parceria entre os poderes: “Temos que trabalhar forte com prestadores, gestores e sempre pedindo que a população tome seus cuidados de precaução e prevenção contra a pandemia de Covid-19”. Confira, a seguir, a lista de beneficiados.

– Hospital Santa Rosa de Lima, Arroio do Tigre;
– Hospital São José, Dois Irmãos;
– Hospital Bom Pastor, Igrejinha;
– Hospital de Caridade (Idersi), Jaguari;
– Hospital Cristo Redentor, Marau;
– Hospital de Montenegro, Montenegro;
– Hospital São Francisco de Assis, Parobé;
– Hospital Medianeira, Planalto;
– Hospital de Santo Ângelo, Santo Ângelo;
– Hospital São João Evangelista, Sobradinho;
– Hospital Frei Clemente, Soledade;
– Hospital Dr. Oswaldo Teixeira, Tucunduva;
– Hospital Dr. Oswaldo Diesel, Três Coroas;
– Hospital de Caridade, Três Passos;
– Hospital Campinas, Campinas do Sul;
– Hospital de Caridade, Canguçu;
– Hospital São Luís, Mostardas;
– Hospital São João Evangelista, Segredo.

Respiradores

A partir da semana que vem, o Rio Grande do Sul receberá 130 novos respiradores artificiais enviados pelo Ministério da Saúde. Os equipamentos são fundamentais para o tratamento de casos graves de coronavírus. A Secretaria Estadual da Saúde deve anunciar nos próximos dias os municípios e hospitais a serem beneficiados.

Do total, 80 são do modelo “beira-leito”, usados nas UTIs (unidades de tratamento intensivo), e outros 50 são de “transporte”, destinados à manutenção da vida do paciente até que ele seja transferido para outro respirador.

“Apesar das turbulências e trocas de comando, o Ministério da Saúde tem apoiado de forma significativa e dedicada com estruturação, habilitação de leitos e repasses de recursos”, destaca o governador Eduardo Leite. “Agora, com o envio desses equipamentos tão importantes, que vão reforçar ainda mais a nossa rede hospitalar, não podemos deixar de salientar esse suporte e agradecer.”

“Era um pedido que tínhamos feito ao Ministério da Saúde no final de março, pois sabíamos que precisaríamos de respiradores para abrir novos leitos de UTI e estávamos aguardando, sabendo de toda a dificuldade que há no mundo para adquirir os equipamentos”, acrescentou a diretora do Departamento de Assistência Ambulatorial e Hospitalar da SES, Lisiane Wasem Fagundes.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Europa teme segunda onda precoce do coronavírus após protestos em massa, mas prepara abertura gradual. Brasil pode ficar de fora
Justiça suspende portaria que aumentava limite de compra de munição
https://www.osul.com.br/hospitais-gauchos-devem-receber-quase-11-milhoes-de-reais-para-cobertura-de-despesas/ Hospitais gaúchos devem receber quase 11 milhões de reais para cobertura de despesas 2020-06-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar