Ícone do site Jornal O Sul

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre conta com mais 105 leitos de UTI para casos de coronavírus

Desde março, Porto Alegre recebeu 265 leitos de UTI para tratamento da doença. (Foto: Jefferson Bernardes/PMPA)

O HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre) concluiu, nesta quarta-feira (5), a instalação de 105 leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) que estavam previstos para atendimento a casos graves de Covid-19. A expansão gradual do número de leitos de UTI pela instituição começou no início de abril. Com o reforço no Clínicas, desde março Porto Alegre teve incremento de 265 leitos de terapia intensiva para pacientes com Covid-19.

O número total de leitos operacionais nas redes pública e privada hospitalar de Porto Alegre chega a 821. Desses, 162 são do Hospital de Clínicas, dos quais 105 para Covid-19. Na tarde desta quarta-feira, 89 pacientes com diagnóstico confirmado estavam em UTI do hospital, onde a ocupação de leitos alcançou 90%. Outros dois pacientes estavam na emergência.

Às 16h30, de acordo com o monitoramento mantido pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde), o total de pessoas internadas em unidades de terapia intensiva na rede de Porto Alegre, devido a complicações causadas pela Covid-19, era de 324.

No Clínicas, os 105 novos leitos estão no Bloco B, um dos novos prédios concluídos no complexo hospitalar. A instalação ocorreu por módulos, desde o início da pandemia. Além dos leitos, o hospital contratou 693 profissionais temporários e convocou voluntários para diversas atividades.

De acordo com a instituição, dos cerca de seis mil trabalhadores, até agora 565 testaram positivo para Covid-19 e, destes, 171 seguem afastados por causa da doença.

Sair da versão mobile