O HPSC (Hospital de Pronto Socorro de Canoas) vai retomar os atendimentos a partir do meio-dia de segunda-feira (30), de forma parcial, com três consultórios médicos, sala de estabilização, 12 leitos de observação e 34 leitos de internação, além de laboratório e raio x.
Neste primeiro momento, serão realizados atendimentos de baixa e média complexidades. Pacientes com maior grau de risco serão estabilizados e imediatamente transferidos para o Hospital Universitário ou para o Hospital Nossa Senhora das Graças.
O retorno parcial contará com cerca de 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social. Para o atendimento pleno, previsto para 17 de dezembro, será feita a recuperação de todo o bloco cirúrgico, da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e dos demais equipamentos hospitalares, como tomógrafos e ecografia.
O Hospital de Pronto Socorro foi inundado durante a enchente que atingiu Canoas, no começo de maio, quando mais da metade da cidade foi afetada. A água chegou a dois metros de altura no hospital, o que comprometeu todo o primeiro pavimento, resultando em perdas que ultrapassam os R$ 37 milhões.