Domingo, 26 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de março de 2023
Guri de Uruguaiana incentivou outros doadores a abraçarem a causa
Foto: Cristine Rochol/PMPAA doação de sangue a pacientes do HPS (Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre) pode ser realizada novamente nas instalações da instituição. A reabertura do banco de sangue, nesta terça-feira (28), levou o Guri de Uruguaiana para estimular outros doadores a adotarem a causa, que salva tantas vidas.
“Fico muito faceiro de estar aqui hoje, pois todos nós sabemos a importância da doação de sangue”, diz o humorista Jair Kobe, lembrando que cada doador colabora diretamente com a vida de quatro pessoas. “O atendimento do HPS é importante não só para Porto Alegre, mas para todo o estado, então, venha conhecer as novas instalações e seja um doador”, convida.
O médico hematologista Sérgio Felizardo Medina destaca a necessidade de manter a cultura da doação de sangue. “Como hospital geral, atendemos todos os casos, mas a principal finalidade é o trauma, esse paciente não pode esperar”, afirma.
O processamento do sangue seguirá sob responsabilidade do Hemocentro do Estado, importante parceiro do HPS. Após a coleta, cada componente é rigorosamente testado. “Muitas pessoas desconhecem o processo e têm medo, mas doar sangue é algo maravilhoso, uma maneira de ajudar o próximo”, incentiva Medina.
A diretora-geral do HPS, Tatiana Breyer, destacou o trabalho intenso das equipes para possibilitar a reabertura do espaço. “A coleta de doações na região central da cidade é fundamental para facilitar o acesso das pessoas, estamos felizes com a reabertura do banco de sangue”, comenta.
“Apostamos que o carinho das pessoas com o HPS motive o aumento das doações”, diz a enfermeira. Aos sábados, eventualmente, o local abrirá para receber pessoas do interior do Estado que queiram doar.
As pessoas devem necessariamente fazer agendamento prévio pelo telefone 51 99531-0585 (WhatsApp) para realizar a doação. O setor funcionará de segunda a sexta, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº – Bom Fim. Tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia.
Confira as condições para doar sangue:
– Estar em boa condição de saúde.
– Pesar mais de 50 quilos.
– Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 precisam de autorização de um responsável).
– Ter dormido no mínimo seis horas nas últimas 24 horas.
– Respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres).
– Não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue.
– Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.
– Apresentar documento oficial com foto.