O Curso de Farmacoeconomia, organizado pelo Hospital do Câncer Mãe de Deus, foi transferido para entre os dias 28 e 30/6. O Auditório do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, segue confirmado como local da realização, que este ano abordará a incorporação de inovações em saúde.
Oncologista da Instituição e coordenador do curso, Dr. Stephen Stefani, afirma que toda inovação médica merece atenção cuidadosa e planejamento para passar a ser utilizada adequadamente. “O debate em torno de avaliação da efetividade real e como se pode gerenciar o acesso a essas tecnologias deve seguir um roteiro transparente e crítico” comenta o especialista sobre alguns dos principais pontos que serão abordados na programação.
Dr. Stephen destaca que novas drogas, especialmente imunooncológicas, trazem resultados inéditos em saúde. Mas, a discussão mundial é voltada para um conceito novo chamado “toxicidade financeira”, um tema ainda novo para muitos. “Paradoxalmente, países mais ricos são os que mais discutem a repercussão individual e coletiva de aumento de custos em saúde”, acrescenta. Por isto, a importância de debater cenários práticos de tomada de decisão e metodologias de avaliação de incorporação de tecnologias em saúde. O especialista também considera necessário estabelecer novas formas para que a população participe efetivamente nas discussões sobre prioridades para destinação dos recursos em saúde.
Os painelistas
Dr. Stephen Stefani: médico oncologista, membro da International Society of Pharmaocoeconomics and Outcome Research (ISPOR), editor chefe do Jornal Brasileiro de Economia da Saúde.
Dr. Vinicius Lorandi: médico oncologista do Hospital do Câncer Mãe de Deus.
Dr. Rodrigo Ribeiro: coordenador da equipe da empresa HT Analysed, especialista em avaliação de tecnologia em saúde.
Serviço
Curso de Farmacoeconomia/ 28 a 30 de junho/ Auditório do Hospital Mãe de Deus – Rua José de Alencar, 286/ Informações, valores e inscrições/ www.maededeus.com.br/universidade ou 51 3230-6069.