Ícone do site Jornal O Sul

Hospital Mãe de Deus realiza “Blitz da Saúde CardioNeuro” com exames gratuitos na Orla do Guaíba

Um dos espaços mais utilizados para quem gosta de praticar esportes ou aproveitar um belo fim de tarde perto do Guaíba, em Porto Alegre, o trecho 3 da Orla completa um ano neste final de semana. Como adotante de 29 das quadras que compõem o complexo esportivo, o Hospital Mãe de Deus (HMD) se junta a esta celebração com uma ação de saúde e lazer neste sábado (22), das 9h às 13h.

A “Blitz da Saúde CardioNeuro” acontecerá entre as quadras 21 e 23 e contará com a presença de cardiologistas, neurologistas e neurocirurgiões do Corpo Clínico do HMD, que darão orientações sobre as principais doenças cardiológicas e neurológicas. Além disso, oferecerá a realização de eletrocardiograma, aulas de beach tennis, quick massage, aferição de pressão e avaliação de composição corporal (bioimpedância). Para completar a festa, haverá a distribuição de 360 cupcakes para a comunidade. Todas as atividades são gratuitas.

Exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele, o eletrocardiograma (ECG) será oferecido por ordem de chegada. “Por meio do ECG, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto. A partir disso, pode-se diagnosticar a existência de vários problemas cardíacos. Por isso, é importante que todas as pessoas façam esse exame pelo menos uma vez ao ano para prevenir complicações de saúde”, diz o coordenador do serviço de Cardiologia do Mãe de Deus, o cardiologista Daniel Silveira.

Com a proximidade do Dia Mundial do AVC, em 29 de outubro, a ação também será uma oportunidade para tirar dúvidas e conscientizar as pessoas sobre fatores de risco para um acidente vascular cerebral, entre eles diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, sedentarismo e tabagismo.

“A população poderá aferir a pressão, fazer exercícios e conversar com profissionais de saúde. Diante de um acidente vascular cerebral, a agilidade na busca por atendimento de emergência é imprescindível, por isso é importante que as pessoas conheçam bem os principais sinais de alerta para um AVC”, ressalta o coordenador dos serviços de Neurocirurgia e Neurologia do Hospital Mãe de Deus, o neurocirurgião Luiz Felipe Alencastro.

Sair da versão mobile