Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 15 de abril de 2024
O Hospital Moinhos de Vento (HMV), em Porto Alegre, realiza às 19h desta terça-feira (16) mais uma edição de seu ciclo on-line de palestras do Centro de Pesquisa Clínica. Em debate, novidades no tratamento do melanoma com uma mutação genética específica, responsável por 50% dos registros de casos da modalidade de câncer de pele.
A atividade tem como convidado oncologista Rodrigo Munhoz, do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês e do Instituto do Câncer, ambos em São Paulo. São moderadores Helena Andrade e Sérgio Roithmann, respectivamente oncologista clínica e chefe do setor na instituição da capital gaúcha.
Informações adicionais e inscrições, gratuitas, por meio de link no site hospitalmoinhos.org.br. A instituição está localizada na rua Ramiro Barcelos nº 910, bairro Moinhos de Vento. Também é possível ingressar pela rua Tiradentes nº 333 (bairro Floresta).
De acordo com o Ministério da Saúde, o melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. Esse tipo de câncer pode aparecer em qualquer parte do corpo, incluindo pele e mucosas, sob a forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, a doança é mais comum em áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.
Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos, o melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas de pele. Mas é o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação para outros órgãos).
O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se diagnosticado em fase inicial. Nos últimos anos, houve grande melhora na sobrevida dos pacientes, principalmente devido à detecção precoce do tumor por meio de técnicas como dermatoscopia e novos medicamentos.
Cirurgia bucomaxilofacial
Já nos dias 26 e 27, o Hospital Moinhos de Vento fará a terceira edição do Meeting Internacional de Cirurgia Ortognática. O evento é presencial no auditório da instituição e também conta com transmissão on-line. Horários: 13h30min às 16h20min no dia 26 (sexta-feira) e das 8h30min às 11h50min do dia 27 (sábado).
Foram convidos especialistas nacionais e internacionais como os cirurgiões Daniel Roscher (professor da Universidade de Buenos Aires, na Argentina), Marcos Pitta, de São Paulo, e Diogo Macedo, do Pará. Representando o HMV, estará o otorrinolaringologista Renato Roithmann.
O encontro tem como público-alvo cirurgiões bucomaxilofaciais, dentistas e ortodontistas, além de fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, reumatologistas, fonoaudiólogos e especialistas em medicina do sono, dentre outros.
(Marcello Campos)