Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 4 de maio de 2022
Foram abertas 12 vagas para a especialidade, cujos pacientes serão atendidos em até 90 dias
Foto: Joel Vargas/PMPAVoltado especialmente ao público feminino e infanto-juvenil, o HMIPV (Hospital Materno Infantil Presidente Vargas) passa a oferecer cirurgia inguinal em homens.
Foram abertas 12 vagas para a especialidade, cujos pacientes serão atendidos em até 90 dias, a partir de indicação via Sistema de Gerenciamento de Consultas da Secretaria Municipal de Saúde. O primeiro atendimento ocorreu na última semana.
“Diversas pessoas aguardam cirurgia de hérnia no país, muitas vezes necessitando de auxílio doença junto ao INSS, por isso, nossa ideia é auxiliar na redução dessa espera”, afirma o médico cirurgião-geral Lissandro Tarso, da equipe do hospital. O procedimento é realizado pela manhã, e o paciente já é liberado à tarde. Após, retorna em três ou quatro dias para avaliação.
O ambulatório é específico para cirurgias de hérnia inguinal. “É uma ação importante também na formação de médicos residentes, além de desafogar a lista de espera do Sistema Único de Saúde”, avalia o médico Jader Gus, da equipe do ambulatório.
“Abre-se um escopo da instituição para que se analise, no futuro, a possibilidade de que venha a atender a família”, afirma o diretor-técnico Alceu Gomes. A iniciativa conta com suporte do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre.