Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 9 de setembro de 2020
Nos anos 1990, Hugh Grant se tornou quase sinônimo de comédia romântica. Com talento para o humor, límpidos olhos azuis e a sedutora pinta de galã carente e carismático, o ator inglês alcançou o estrelato ao trabalhar em “Quatro casamentos e um funeral” (1994), de Mike Newell, com Andie MacDowell, John Hannah e Kristin Scott Thomas.
Grant iniciou a carreira na época da faculdade, pela Oxford University Dramatic Society. Em 1982, fez seu primeiro filme, “Privileged”, financiado pela Oxford Film Foundation. Antes de se tornar célebre como protagonista, ele atuou em obras de época como “Maurice” (1987) e “Vestígios do dia” (1993), baseados em romances de E. M. Forster e Kazuo Ishiguro, respectivamente. A seguir confira alguns trabalhos do astro londrino, que completa 60 anos hoje, que estão disponíveis nos serviços de streaming.
“Lua de fel” (1992)
Dirigido por Roman Polanski, o thrillher erótico é uma adaptação do livro “Lunes de fiel”, do francês Pascal Bruckner. A trama gira em torno do casal britânico Nigel (Grant) e Fiona (Kristin Scott Thomas), que conhece uma sensual jovem francesa e seu velho marido americano durante um cruzeiro pelo Mediterrâneo. Pouco depois, um perigoso jogo sexual se desenrola entre eles. Na Amazon Prime.
“Quatro casamentos e um funeral” (1994)
Na comédia romântica inglesa, Grant vive um jovem que conhece uma americana em uma festa de casamento. A trama acompanha os encontros e desencontros amorosos dele e de seus melhores amigos. O longa foi indicado a duas estatuetas do Oscar (melhor filme e roteiro original) e rendeu a Grant o Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical. No Amazon Prime.
“O inglês que subiu a colina e desceu a montanha” (1995)
A comédia dramática conta a história dos cartógrafos ingleses Reginald Anson (Grant) e George Garrad (Ian McNiece). Em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, eles são enviados a uma pequena vila do País de Gales para medir a altura de um morro local. Quando o laudo aponta que a colina é um pouco menor do que a medida oficial de uma montanha, os curiosos moradores locais ficam ofendidos com a informação. No Amazon Prime.
“Um lugar chamado Notting Hill” (1999)
Sucesso de público, a comédia romântica de Roger Michell marcou um dos mais memoráveis papéis de Grant. No longa, ele interpreta William Thacker, o desajeitado proprietário de uma pequena livraria no charmoso bairro londrino de Notting Hill. Sua vida muda quando ele conhece a atriz de Hollywood Anna Scott (Julia Roberts). Em pouco tempo, os dois se envolvem em uma improvável relação amorosa. O longa recebeu três indicações ao Globo de Ouro: melhor filme, ator e atriz. No Amazon Prime.
“Amor à segunda vista” (2002)
Em mais uma comédia romântica, Grant atua como um playboy bilionário que se envolve com a advogada boa moça Lucy Kelson (Sandra Bullock). Na conhecida fórmula do gênero, os dois descobrem o amor redentor que sentem um pelo outro após bastante enfrentamento e algumas idas e vindas. No Netflix e no Globoplay.
“Simplesmente amor” (2003)
O filme de Richard Curtis acompanha a busca de diversos personagens pelo amor durante a semana de Natal. Na trama, Grant interpreta um primeiro ministro britânico que se apaixona por uma de suas assistentes. Recheado de estrelas, o elenco conta com nomes como Emma Thompson, Colin Firth, Liam Nesson, Rodrigo Santoro, Keira Knightley, Claudia Schiffer, Martin Freeman, Bill Nighy, Chiwetel Ejiofor e Rowan Atkinson, mais conhecido como Mr. Bean.
“Letra e música” (2007)
Dirigido por Marc Lawrence, o mesmo de “Amor à segunda vista”, o filme apresenta Grant como Alex Fletcher, uma esquecida estrela pop dos anos 1980 que busca reencontrar a fama por meio da jovem cantora Cora Corman (Haley Bennett). Sem conseguir compor uma música há 20 anos, ele descobre que uma mulher que cuida de suas plantas, Sophie Fisher (Drew Barrymore), tem talento para escrever. Juntos, eles tentam fazer uma canção. No Neflix e no Globoplay.
“Cadê os Morgan?” (2009)
Em mais uma dobradinha com Lawrence, Grant contracena no longa com Sarah Jessica Parker (protagonista da série Sex and the city”). Na comédia romântica com elementos de thriller, um bem sucedido casal recém-separado de Nova York precisa se mudar para uma pequena cidade do interior quando testemunha o assassinato de uma cliente e passa a ser perseguido pelo criminoso. No HBO GO.<EP,1>
“A very english scandal” (2018)
Na minissérie, Grant interpreta Jeremy Thorpe, político britânico que é acusado de ser o mandante da tentativa de assassinato de seu ex-amante, Norman Josiffe (Ben Whishaw). Inspirado em fatos, o julgamento foi um escândalo no Reino Unido em 1979, servindo de banquete para os sensacionalistas tabloides ingleses. Disponível no Globoplay.