Segunda-feira, 06 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de setembro de 2022
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta sexta-feira
Foto: Lisiele Pires/IBGEO IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu, nesta quarta-feira (14), inscrições para um novo processo seletivo para o Censo 2022. São oferecidas 7.795 vagas para recenseador e 435 para agentes censitários municipais ou supervisores.
A previsão é de que o contrato de trabalho para recenseador dure três meses. A remuneração é variável, dependendo da produtividade do trabalhador. Já o contrato para os agentes censitários deve durar cinco meses, com salário de R$ 2.100 para agente censitário municipal e de R$ 1.700 para agente censitário supervisor.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta sexta-feira (16). Os interessados devem comparecer a um dos postos do IBGE relacionados no edital.
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.
O agente censitário municipal gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o agente censitário supervisor, subordinado ao municipal, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.