O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, encerrou a sessão em alta nesta quinta-feira (21), superando pela primeira vez na história os 132 mil pontos, em um novo recorde, o terceiro só nesta semana.
A bolsa subiu 1,05%, aos 132.182 pontos. As ações da Vale avançaram mais de 3%, acompanhando a valorização do minério de ferro nas bolsas internacionais, o que ajudou no bom desempenho do Ibovespa.
Na véspera, o índice fechou com baixa de 0,79%, aos 130.804 pontos. Com o resultado, passou a acumular ganhos de 0,47% na semana, 2,73% no mês e 19,20% no ano.
O destaque da agenda desta quinta ficou com a divulgação do Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central (BC). No documento, a autoridade monetária elevou as estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e reduziu as projeções de inflação para este ano.
O pregão também foi marcado pelo apetite de investidores por ativos de risco em nível global, em mais um tradicional rali de fim de ano. No âmbito político, ficou a expectativa sobre a votação do Orçamento de 2024. O mercado seguiu atento ao tema, já que os gastos do governo ainda são uma fonte de preocupação.
Enquanto isso, no exterior, o destaque fica com os Estados Unidos, que registrou uma alta de 4,9% no PIB do terceiro trimestre, abaixo das projeções.
Sob o mesmo cenário, o dólar recuou nesta quinta. A moeda norte-americana caiu 0,49%, cotada a R$ 4,8872. No dia anterior, fechou em alta de 0,96%, vendida a R$4,9115.