Domingo, 12 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece II Leilão de Artes resgata iniciativa em prol da expansão do Hospital Beneficência Portuguesa

Compartilhe esta notícia:

O evento ocorreu na quinta-feira (10), no Salão Nobre da instituição hospitalar. Foto: Assessoria de Comunicação HBP/Colaboração de Matheus Cannas

Um resgate na história. Essa foi a denominação do presidente do Hospital Beneficência Portuguesa Porto Alegre, José Antônio Pereira de Souza, para o II Leilão de Artes que aconteceu na quinta-feira (10), no Salão Nobre da instituição. Foram leiloadas pelo menos 130 obras de artistas gaúchos renomados. “O Hospital filantrópico, nos primeiros anos de fundação, realizava diversos Leilões para arrecadar recursos financeiros. Isso se perdeu com o tempo. Mas agora, com 161 anos de serviços, retomou uma iniciativa que só tende a crescer”, afirma Souza.

Segundo o presidente, espera-se que a renda arrecadada contribua fortemente para as obras de expansão do Beneficência Portuguesa. O Leilão de Artes integra uma série de projetos que visam a busca do apoio na iniciativa privada para a construção de novos empreendimentos. Em paralelo, os executivos da Beneficência trabalham em um projeto de expansão focado no futuro próximo da instituição hospitalar.

As principais ações do plano contemplam, entre outros itens, uma nova subestação transformadora de energia, com capacidade de 1.300 KVA; a reestruturação da UTI para atendimento de pacientes graves, elevando sua capacidade atual de 13 leitos para 27 leitos; a readequação das instalações físicas da unidade funcional destinada a internações, com implantação de novos leitos no quinto pavimento; a realização de melhorias no bloco cirúrgico e nas salas recuperação; a revitalização dos espaços da cozinha hospitalar e do refeitório dos funcionários; e a execução de obras civis em bloco parcialmente edificado, cujas instalações acrescentarão mais 86 leitos à estrutura hospitalar.

Artistas

Uma recente restauração, realizada exatamente no Salão Nobre do Hospital, palco do Leilão, inspirou Vitório Gheno e a fotógrafa Nádia Raupp para a doação de duas das obras. No ano passado, Nádia esteve presente em um evento no local, onde suas lentes registraram a necessidade de melhoria. Há dois meses, quase um ano depois da primeira visita, ela pode visualizar as obras concluídas. A partir daquele momento, ela viu nos registros a lembrança do que era o espaço: “Escolhi duas fotos onde é possível ver as mudanças feitas no Salão. É incrível como em pouco tempo as coisas podem mudar e uma foto, além de arte, virar uma memória”.

Assim como Gheno e Nádia, diversos artistas do Estado disponibilizaram obras que retratam histórias reconhecidas. Glorinha Corbetta, por exemplo, doou a escultura João de Barro. “Essa obra é reconhecida por sua leitura, mostrando o aconchego do lar, que remete o ar hospitaleiro do Rio Grande do Sul”, afirma. A artista revela ter afeição pela Beneficência, pois foi o local onde nasceu.

Nomes como Ado Malagoli; Alfredo Ceschiatti; Alice Brueggemann; Alice Soares;
Britto Velho; Caio Batista; Carlos Henrique Bins; Carlos Clémen; Cavalcanti; Clara Pechansky; Edgar Koetz; Eduardo Vieira da Cunha; Eduardo Cabeça; Francisco Stockinger; Gustavo Nakle; Henrique Radomsky; Iberê Camargo; Luiz Achutti; Nádia Raupp; Paulo Amaral; Pena Cabreira; Sônia Ebling; Trindade Leal e Vasco Prado, também integram a lista de artistas com espírito hospitaleiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Não há mais ingressos para o show dos Rolling Stones em Porto Alegre
PGQP e IBCO
PGQP abre inscrições para o Prêmio Qualidade RS 2016
https://www.osul.com.br/ii-leilao-de-artes-resgata-iniciativa-em-prol-da-expansao-do-hospital-beneficencia-portuguesa/ II Leilão de Artes resgata iniciativa em prol da expansão do Hospital Beneficência Portuguesa 2015-12-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar