Sábado, 23 de novembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Impactado pela pandemia, PIB do Brasil cai 4,1% em 2020

Compartilhe esta notícia:

Foi o maior tombo da economia desde o início da série histórica atual do IBGE, iniciada em 1996

Foto: Divulgação
PIB per capita indica nível de renda em um país. (Foto: Reprodução)

O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil tombou 4,1% em 2020, segundo divulgou nesta quarta-feira (03) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi a maior contração desde o início da série histórica atual do IBGE, iniciada em 1996, superando a queda de 3,5% registrada em 2015.

“É o maior recuo anual da série iniciada em 1996. Essa queda interrompeu o crescimento de três anos seguidos, de 2017 a 2019, quando o PIB acumulou alta de 4,6%”, informou o IBGE.

Entre os principais setores houve alta somente na Agropecuária (2,0%), enquanto que a Indústria (-3,5%) e os Serviços (-4,5%) registraram queda. Já o PIB per capita (por habitante) alcançou R$ 35.172 no ano passado, com um recuo recorde de 4,8%.

O encolhimento do PIB em 2020 interrompeu uma sequência de 3 anos de crescimento tímido da economia e ocorreu antes do país ter conseguido se recuperar das perdas da recessão anterior, dos anos 2015-2016. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no País e serve para medir a evolução da economia.

Perspectivas e incertezas

Economistas têm alertado para a perda do ritmo da atividade econômica com o fim dos programas de auxílio sem substitutos definidos e o aumento das incertezas em meio à situação ainda grave da pandemia, uma inflação “mais salgada”, desemprego elevado e persistentes preocupações com a trajetória do endividamento público – o chamado risco fiscal.

Analistas avaliam que uma retomada em 2021 continua dependendo da vacinação em massa da população e do controle da pandemia, que já que já deixou mais de 257 mil mortos no Brasil e atingiu nos últimos dias o seu pior momento no País.

A média das projeções do mercado para o crescimento da economia brasileira em 2021 está atualmente em 3,29%, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central. Os economistas já trabalham, porém, com a expectativa de retração no 1º trimestre e parte do mercado não descarta o risco de uma queda do PIB também no 2º trimestre, o que configuraria uma nova recessão técnica.

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Decisão judicial mantém aulas presenciais suspensas nas escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul
Novo lote com 174,8 mil doses da vacina CoronaVac chega ao Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/impactado-pela-pandemia-pib-do-brasil-cai-41-em-2020/ Impactado pela pandemia, PIB do Brasil cai 4,1% em 2020 2021-03-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar